*Da Redação Dia a Dia Notícia
No período de quase 30 dias, o Amazonas apresentou um aumento nos casos confirmados de Covid-19, que saltaram de seis para 39, entre 28 de dezembro de 2024 e 25 de janeiro deste ano. Os dados constam um informe epidemiológico para vírus respiratórios divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-RCP), na segunda-feira (27).
Os números representam um aumento de 550% casos confirmados no período. Este ano, em Manaus, um óbito pela doença foi confirmado.
Conforme a FVS-RCP, nas três primeiras semanas de janeiro, o coronavírus lidera as confirmações loboratoriais de vírus respiratórios no estado.
- Coronavírus (56,4%)
- Rinovírus (33,4%)
- Adenovírus (7,9%)
- Metapneumovírus (3,0%)
- Parainfluenza (2,8%)
A faixa etária mais atingida é de pessoas com 60 anos ou mais (28,8%); seguida de menores de 1 ano (27,4%), 1 a 4 anos (19,2%), 40 a 59 anos (9,6%), 5 a 9 anos (6,8%), 20 a 39 anos (6,8%), e 10 a 19 anos (1,4%).
A vacinação contra Covid-19 é distribuída gratuitamente para todo o Amazonas, sendo uma medida importante para a redução da transmissão e a prevenção de complicações graves das doenças.
Prevenção
A FVS-RCP orienta que, para prevenir as síndromes respiratórias, é fundamental adotar medidas simples, como a higienização frequente das mãos, a prática da etiqueta respiratória (cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar) e evitar aglomerações.
Também é imprescindível usar máscara de proteção respiratória para evitar transmissão de vírus respiratórios: pessoas com sintomas respiratórios, profissionais de saúde, os que precisam entrar em contato com indivíduos sintomáticos e quem faz parte de grupo de risco, como idosos, que têm comorbidades e indivíduos com doenças de imunossupressão.
É ainda essencial proteger crianças menores de seis meses de idade, evitando a exposição a ambientes de risco.