*Da Redação Dia a Dia Notícia
Nesta terça-feira (2), ambientalistas, veterinários, especialistas em fauna silvestre e estudantes participaram de um ato público em solidariedade ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama). A mobilização acontece dias após a intensa aglomeração em frente à sede do órgão, no último fim de semana, devido à apreensão da capivara Filó, que ficou conhecida nas redes sociais do influencer Agenor Tupinambá.
“As motivações são em apoio à instituição. Todos nós sabemos das dificuldades pelas quais passa o órgão. Essa questão do trabalho de resgate ou casos de apreensões e triagem e destinação dos animais é um trabalho muito complexo e não só incumbência do Governo Federal, isso também é feito por instituições estaduais e até municipais em alguns municípios, então é um processo que a gente vê que não é o momento de atacar e sim de trazer apoio a instituição”, disse o ambientalista Carlos Durigan.
No último fim de semana, uma manifestação convocada pela deputada estadual Joana Darc (UB) levou diversas pessoas para a sede do Ibama para pedir a libertação da capivara, que foi retirada de Agenor Tupinambá, no município de Autazes, e alocada no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Manaus.
O superintendente do órgão, Joel Araújo, defendeu as pessoas que estão ao lado do Ibama e reforçou que acredita na participação da sociedade em defesa do instituto.
“É preciso manter a integridade deste órgão que é tão importante pra proteção ambiental, fauna e flora da Amazônia. Esse ataque não foi apenas ao Ibama e sim a toda uma sociedade que vive em um estado democrático de direito”, explicou.
Leia mais:
Amizade entre fazendeiro de Autazes (AM) e capivara viraliza nas redes sociais
Conhecido por cuidar de capivara, influencer do AM é multado pelo Ibama e animal será recolhido
Agenor Tupinambá entrega capivara Filó ao Ibama: ‘essa decisão dolorosa é pelo bem dela’
Juiz concede ‘guarda provisória’ de Filó a Agenor Tupinambá e capivara deve retornar a Autazes (AM)