*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Cleusimar Cardoso, mãe de Djidja Cardoso, encontrada morta na última terça-feira (28), foi presa com duas ampolas de entorpecentes – a cetamina, escondidas nas partes íntimas. A informação foi confirmada pelo delegado Cícero Túlio, responsável pela Operação Mandrágora, em entrevista ao programa Povo Na TV, da TV Norte Amazonas e Novo Alerta, da TV A Crítica.
Questionado sobre se a mãe de Djidja havia tentado entrar no presídio com os entorpecentes, o delegado Cícero Túlio, titular do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), explicou que o material foi encontrado durante a revista íntima realizada já dentro da delegacia.
“Na oportunidade da abordagem não foi possível realizar a busca pessoal dos integrantes da seita religiosa até por conta da situação. Existiam várias pessoas na rua, a gente tinha que fazer outras diligências no imóvel para recuperar ou coletar objetos que vão servir para o critério […] No momento em que ela foi conduzida à carceragem da unidade policial, determinamos que uma policial feminina realizasse a busca pessoal e nas partes íntimas foram encontradas duas ampolas deste material entorpecente que foi apresentado para gente no cartório e fizemos a apreensão para fins de instruir nosso inquérito”, confirmou o delegado.
Cícero Túlio destacou que, durante a abordagem policial, Cleusimar e Ademar Cardoso, irmão de Djidja, não demonstraram pesar pela morte da ex-Sinhazinha e pareciam estar em um “estado de transe”, atribuído ao uso de entorpecentes antes da prisão em flagrante realizada na última quinta-feira (30).
O que é a cetamina?
A substância cetamina (também grafada como quetamina ou ketamina, por causa de sua origem no inglês – ketamine) é um anestésico de uso humano e veterinário que se tornou uma droga ilícita na década de 1980. O fármaco é considerado um anestésico dissociativo, isto é, que causa efeitos alucinógenos, sensação de bem-estar e tem potencial sedativo quando usado como droga recreativa. Em doses menores, quem consome a substância pode se sentir eufórico e ter episódios de sinestesia – ou seja, “ver” sons e “ouvir” cores.
O ator Matthew Perry, de “Friends”, morreu devido aos “efeitos agudos de ketamina”, segundo o relatório toxicológico. Em 28 de outubro de 2023, o ator foi encontrado morto numa banheira de hidromassagem, em sua casa, em Los Angeles.
No Brasil, o tráfico utiliza essa substância para produzir uma droga sintética traficada com o nome de “special k”, “Key”, “Keyla” ou “Keta”.
A substância tem também histórico de uso como remédio veterinário, um tranquilizante de cavalos. Além de atuar como anestésico e analgésico, ela tem ainda efeito efetivo e rápido no combate a sintomas de quadros de saúde mental.