*Da Redação Dia a Dia Notícia
A partir do primeiro semestre de 2026, cartórios extrajudiciais do Amazonas passarão a emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN), após acordo firmado entre o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), o Governo do Estado e entidades cartoriais. A medida cria uma nova alternativa para a população solicitar o documento, visando reduzir filas nos órgãos públicos e agilidade na aquisição da nova identidade no estado.
O serviço deverá ser disponibilizado gradativamente em cartórios de notas e de registro civil, tanto na capital quanto no interior. Diferente do modelo tradicional oferecido pelo Poder Executivo, a emissão nos cartórios será mediante pagamento de taxa, funcionando como opção complementar ao atendimento gratuito já existente.
A iniciativa faz parte de um esforço conjunto entre Judiciário, governo estadual, órgãos de segurança e a Associação dos Notários e Registradores do Amazonas (Anoreg-AM), com o objetivo de ampliar a capilaridade do serviço e facilitar o acesso da população ao documento.
A CIN substitui o antigo RG e utiliza número único nacional, além de recursos como QR Code de segurança, integrando dados e reduzindo riscos de fraude, dentro do processo de modernização da identificação civil no país.
