*Da redação Dia a Dia Notícia
Os cartões de alimentação no valor de R$300 começarão a ser entregues com o objetivo de proporcionar auxílio financeiro nesse período de pandemia do coronavírus a mais de 7,4 mil famílias.
A distribuição das chamadas cestas básicas digitais já começou em bairros periféricos de Manaus, em junho, beneficiando mais de 1,2 mil pessoas, e agora segue em 13 Unidades de Conservação, situadas em comunidades das Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, Canumã, Juma, Rio Madeira, Rio Amapá, Cujubim, Amanã, Mamirauá, Rio Negro e Puranga Conquista, além da Reserva Extrativista (RESEX) Catuá-Ipixuna, da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro e da Floresta Estadual de Maués.
O cartão é como um vale-alimentação e pode ser usado em supermercados credenciados na região. O valor total do auxílio é de R$300, sendo dividido em duas parcelas, uma que já está disponível para ser utilizada e outra que será liberada 30 dias após a entrega. Com o cartão em mãos, as pessoas podem comprar itens de alimentação, higiene e limpeza, sendo restrita a compra de bebidas alcoólicas e cigarro. A distribuição será feita por colaboradores da FAS, que vão auxiliar os moradores com dúvidas sobre a utilização do cartão.
A Superintendente de Desenvolvimento da FAS, Valcléia Solidade, afirma que a parceria com a ONG Gerando Falcões vai gerar grandes benefícios neste período de pandemia. ”Agora, além da pandemia, tem as cheias do Rio Negro, que também afetaram muitas famílias. Então, essa é uma ajuda essencial, porque garante a segurança alimentar por pelo menos dois meses e é um alívio para quem recebe. Estamos passando por um momento onde muitas doações diminuíram por diversas razões e poder dar essa ajuda financeira a tantas famílias é muito importante”, disse.
Gerando Falcões
O Gerando Falcões é uma organização social que atua dentro de estratégia de rede, em periferias e favelas de todo o país. As ações são voltadas ao desenvolvimento de projetos na área dos esportes e da cultura, principalmente para crianças e adolescentes, além de qualificação profissional para jovens e adultos, sendo uma iniciativa de geração de renda para famílias, inclusive egressos do sistema penitenciário.