*Da Redação Dia a Dia Notícia
Durante o desabamento da ponte que ligava os estados de Tocantins e Maranhão, duas carretas que carregavam ácido sulfúrico caíram no rio Tocantins. O incidente aconteceu no domingo (22). A Defesa Civil emitiu um alerta urgente para a população de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) evitar qualquer contato com as águas do rio Tocantins devido aos produtos químicos perigosos.
Ao menos duas pessoas morreram e 14 estão desaparecidas, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O acidente, ocorrido por volta das 15h, envolveu a queda de três carretas, três motos e um carro de passeio no rio Tocantins. Entre os veículos, estavam dois caminhões carregados com produtos químicos perigosos, sendo um com ácido sulfúrico e o outro com herbicidas.
As autoridades solicitaram que a comunidade evite qualquer contato com a água do rio, devido ao risco de contaminação pelas substâncias tóxicas liberadas no local.
Devido a presença das substâncias tóxicas, as buscas pelos desaparecidos passou a ser feita por meio de botes para garantir a segurança dos resgatistas.
A prefeitura de Aguiarnópolis alertou, em nota, sobre os riscos imediatos à sáude, como intoxicação e queimaduras causadas pelo contato com a água contaminada. A orientação é para que todos se mantenham afastados do rio até novas instruções.
A prefeitura de Estreito também emitiu alerta semelhante, porém destacou os riscos graves de reações químicas provocadas pelos produtos que caíram no rio, principalmente para as comunidades ribeirinhas que vivem ao redor do local. As autoridades pedem cautela até que a situação seja totalmente controlada e novas informações sejam divulgadas.
Leia mais:
Sobe para dois o número de mortos em queda de ponte entre Tocantins e Maranhão
Ponte que liga os estados do Maranhão e Tocantins desaba e deixa uma pessoa morta