*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Na tarde desta terça-feira, 21 de maio, a tag mais proeminente nas redes sociais foi “Grande Dia”. O motivo da efervescência on-line foi a decisão unânime da 1ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal), após denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), que tornou réus a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker conhecido por suas atividades na ‘Vaza Jato’, Walter Delgatti, por invasões ao sistema do Poder Judiciário.
O relator, ministro Alexandre de Moraes, defendeu que os dois se tornem réus pelos crimes de invasão a dispositivo informático e de falsidade ideológica. Votaram pela abertura de ação penal os ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Luiz Fux.
Durante a sessão, a ministra Cármen Lúcia e o ministro Alexandre de Moraes mencionaram‘desinteligência natural’ e ‘burrice’ por parte da deputada Carla Zambelli
Agora, a parlamentar e o hacker passam à condição de réus no Supremo e vão responder o processo criminal. As penas máximas podem chegar a seis anos de reclusão e multa.
Zambelli e Walter Delgatti foram denunciados em abril pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet. De acordo com a PGR, a deputada foi a autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um mandato falso de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.
Em nota à imprensa a desefa de Carla Zambelli esclareceu que “antes mesmo do oferecimento da denúncia pela douta Procuradoria, fez-se requerimento visando a obtenção de cópia das mídias para conhecimento e perícia privada, o que, até o presente momento, não foi disponibilizada.”
Além disso a defesa insistiu que “a deputada não praticou qualquer ilicitude e confia no reconhecimento de sua inocência porque a prova investigação criminal evidenciou que inexistem elementos de que tenham contribuído, anuído e ou tomado
ciência dos atos praticados.”