Manaus, segunda-feira 19 de janeiro de 2026
Pesquisar

booked.net

Carla Zambelli é presa na Itália; autoridades têm 48 horas para definir extradição

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa, nesta terça-feira (29), na Itália, segundo confirmou o Ministério da Justiça. Ela foi localizada por agentes da polícia italiana no apartamento onde estava hospedada. Zambelli deixou o Brasil após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por envolvimento na invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e chegou a passar pelos Estados Unidos antes de seguir para a Europa.

Zambelli foi condenada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a 10 anos de prisão por invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserção de documentos falsos, em 2023.

Em julho, seu nome foi incluído na lista de procurados da Interpol, o que permitiu a cooperação internacional para sua localização e eventual prisão fora do Brasil.

Zambelli foi presa pela polícia italiana e, segundo a polícia federal (PF), houve intensa colaboração entre as corporações do Brasil e da Itália para efetuar a prisão.

De acordo com a PF, Zambelli foi levada para uma delegacia italiana, e as autoridades locais têm 48 horas para decidir sobre validação da prisão e, depois, definir possível extradição.

“A cooperação internacional foi fundamental, entre a PF e policia italiana pela adidância. Foi presa há instantes e levada para uma delegacia da policia italiana. Agora, tem 48 horas para a autoridade judiciária de lá dar encaminhamento. Se vai soltar, se vai extraditar, se vai ser prisão domiciliar”, disse Andrei Rodrigues ao blog.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.