*Da Redação Dia a Dia Notícia
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa, nesta terça-feira (29), na Itália, segundo confirmou o Ministério da Justiça. Ela foi localizada por agentes da polícia italiana no apartamento onde estava hospedada. Zambelli deixou o Brasil após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por envolvimento na invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e chegou a passar pelos Estados Unidos antes de seguir para a Europa.
Zambelli foi condenada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a 10 anos de prisão por invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserção de documentos falsos, em 2023.
Em julho, seu nome foi incluído na lista de procurados da Interpol, o que permitiu a cooperação internacional para sua localização e eventual prisão fora do Brasil.
Zambelli foi presa pela polícia italiana e, segundo a polícia federal (PF), houve intensa colaboração entre as corporações do Brasil e da Itália para efetuar a prisão.
De acordo com a PF, Zambelli foi levada para uma delegacia italiana, e as autoridades locais têm 48 horas para decidir sobre validação da prisão e, depois, definir possível extradição.
“A cooperação internacional foi fundamental, entre a PF e policia italiana pela adidância. Foi presa há instantes e levada para uma delegacia da policia italiana. Agora, tem 48 horas para a autoridade judiciária de lá dar encaminhamento. Se vai soltar, se vai extraditar, se vai ser prisão domiciliar”, disse Andrei Rodrigues ao blog.
