*Victória Louzada – Dia a Dia Notícia
Na madrugada desta segunda-feira (3), o Boi Caprichoso encantou o público ao retratar lendas amazônicas em seus carros alegóricos na Arena do 56º Festival Folclórico de Parintins.
Além da exaltação da cultura e saberes da região, o Boi Azul clamou pela preservação da floresta durante a última noite da Festa.
Durante o espetáculo ‘Revolução: A consagração pelo saber popular’, o Boi Negro da América resgatou a Lenda Amazônica do Boi Caprichoso, Touro Encantado e a Estrela de Ouro, e como Figura Típica Regional ‘O contador de histórias’. Além de representar a história do boto rosa, e da Iara.
Media error: Format(s) not supported or source(s) not found
Fazer download do arquivo: https://diaadianoticia.com.br/wp-content/uploads/2023/07/Lendas-Caprichoso.mp4?_=1
Na história do Boi Caprichoso, foi contado que Dom Sebastião, nas noites de lua cheia, encantado, corria pelas areias brancas da praia dos lençóis maranhenses, transformado em um touro, e que para tirá-lo desse encantamento, vai à procura de um corajoso para tocar em sua estrela de ouro, e assim libertá-lo da sua maldição, fazendo emergir toda sua corte das areias.
Ao ilustrar a figura do contador de histórias, o Caprichoso trouxe mais lendas como o curupira e a cobra-grande, que fazem parte da memória afetiva popular dos povos amazônicos.