*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Boi-Bumbá Caprichoso divulgou nesta quinta-feira (5) a realização de uma ação humanitária em prol de indígenas atingidos pela estiagem nos rios do estado do Amazonas. Pelo menos 100 cestas básicas foram entregues a populações das etnias piratapuia, tikuna, sateré-mawé, tukano, baré e mura.
Segundo a agremiação, a ação humanitária foi uma iniciativa de Ira Maraguá, Kim Sateré-Mawé e Thaís Kokama, defensoras do item Tuxauas do Caprichoso, bem como da cantora indígena Ira Tikuna. Membros da diretoria, do conselho de artes e o presidente da Associação dos Kapi das Lideranças Tradicionais, Josias Sateré, também realizaram doações.
“Já faz algum tempo que o boi Caprichoso tem nos ajudado em momentos tão difíceis. Primeiro na pandemia, e agora na seca. Isso é uma ajuda de muito valor já que no tempo da seca as aldeias ficam isoladas e o boi Caprichoso tem esse compromisso social com os povos indígenas”, disse Josias.
Ira Maraguá destacou que o Caprichoso é um bumbá que vai além do discurso e que “não olha apenas por uma comunidade ou um povo, ele olha por todos e a gente tendo esse apoio, nos sentimos muito felizes”.