Search

booked.net

Caprichoso encerra primeira noite do Festival de Parintins com resistência indígena e saberes tradicionais

Foto: Mauro Neto e Artur Castro / Secom

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Encerrando a primeira noite do 58º Festival de Parintins, nessa sexta-feira (27), o Boi Caprichoso levou à arena o tema “Amyipaguana: Retomada pelas Lutas”. Em uma apresentação marcada por potência visual e simbólica, o bumbá azul e branco destacou a resistência indígena, os saberes tradicionais da floresta e prestou homenagem às mulheres da Amazônia. O evento, promovido pelo Governo do Amazonas, segue até neste domingo (29).

Foto: Mauro Neto – Artur Gomes / Secom

De acordo com o presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo, 2025 foi mais um ano de dedicação para entregar um grande espetáculo. “Nós nos preparamos muito para esse momento. Primeira noite, sempre temos atenção, mas o Boi Caprichoso se dedicou, se esforçou bastante para chegar pronto para entrar na arena e fazer um grande espetáculo”, disse o presidente.

Destaques

Entre os destaques da apresentação esteve a alegoria “Yurupari”, criada pelo artista Roberto Reis. A obra apresentou a história da divindade indígena Yurupari, personagem tradicional da cultura amazônica que, ao longo da história, foi demonizada por religiosos no processo de catequização das populações indígenas.

Foto: Mauro Neto- Artur Gomes / Secom

A Figura Típica Regional escolhida pelo Caprichoso foi “Majés, as Senhoras da Cura, assinada pelos alegoristas Preto e Paulo Pimentel”, conhecidos como Irmãos do Palmares. A apresentação homenageou as mulheres da Amazônia que, com conhecimentos sobre plantas medicinais e técnicas tradicionais, atuam na preservação da cultura e na promoção da saúde nas comunidades.

Assistindo no meio da galera, como item 19, Marilene Pimentel veio de Boa Vista do Ramos prestigiar o festival. “São vários anos que venho. Desde manhã cedo na fila. O Caprichoso é tudo, desde criança eu sou azul. É uma emoção muito grande”, disse a torcedora do Caprichoso.

A apresentação foi encerrada pelo Ritual Indígena que teve como tema “Ritual Tupinambá: A Retomada da Verdade Originária”, a alegoria foi desenvolvida pelo artista Jucelino Ribeiro, que trouxe

Com o encerramento da apresentação do Boi Caprichoso, a primeira noite do Festival de Parintins foi concluída. As apresentações seguem neste sábado (28) e domingo (29), no Bumbódromo.

Onde assistir

O Festival de Parintins é transmitido com exclusividade pela TV A Crítica. Sediada em Manaus, a emissora amazonense tem sinal em diversos estados do país.

Dessa forma, o duelo entre Caprichoso e Garantido poderá ser assistido pela emissora através do canal 4.1 no Amazonas, 17.1 em São Paulo ou pelo canal da emissora no Youtube.

Leia mais:

“É tempo de retomada”, boi Caprichoso surge no item 19 para encerrar primeira noite do Festival de Parintins (AM)

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.