*Da Redação Dia a Dia Notícia
Nesta sexta-feira (21), a deputada estadual Joana Darc (UB) publicou em suas redes sociais, que a capivara Filó vai permanecer com o influenciador Agenor Tupinambá, e ações serão tomadas para que a permanência dela seja garantida legalmente e que as multas aplicadas pelo Ibama sejam contestadas.
“Por enquanto, ela continua onde sempre esteve e cresceu livremente. E agora nossas ações serão para que a sua permanência seja garantida legalmente, além de contestar as demais notificações e multas. Lembre-se que são sete notificações que somam mais de R$ 17 mil em multas”, escreveu em publicação.
Na última terça-feira (18), Agenor foi multado em mais de R$ 17 mil pelo Ibama após ser alvo de uma denúncia e o órgão afirmar que iria recolher o animal.
O deputado federal Felipe Becari também envolvido na causa, foi um dos intermediadores para que a capivara permanecesse em seu habitat.
“Animal silvestre não é pet, e nunca deverá ser. Nesse caso em específico, o animal vive em seu habitat natural, não foi tirado, nem encarcerado e, embora algumas condutas devam ser ajustadas (como o tipo de conteúdo produzido), ela está lá e assim continuará, pois vive em liberdade”, escreveu o deputado.