Manaus é uma das piores capitais do Brasil na qualidade de serviços públicos, conforme aponta a ‘Pesquisa de Qualidade dos Serviços Públicos: capitais brasileiras’, da Agenda Pública, divulgada nesta terça-feira (30), que avaliou as 26 capitais do país, com exceção do Distrito Federal. O levantamento mostra que Manaus ocupa a 22ª posição entre as 26 cidades.
Conforme a pesquisa, a capital amazonense ficou à frente somente de Maceió (AL), Salvador (BA), Macapá (AP) e Belém (PA), respectivamente. Curitiba (PR) lidera entre as capitais. Considerando as capitais da região Norte do Brasil, Manaus perdeu para Palmas (TO), que aparece em 2ª posição, Boa Vista (RR), em 12ª; e Rio Branco (AC) em 16ª posição.
Manaus alcançou a média final de 3,67 pontos. Curitiba, que aparece no topo das cidades, chegou à média de 6,72 pontos. As áreas avaliadas são: educação, saúde, desenvolvimento econômico, gestão de qualidade, mobilidade urbana e proteção social.
A nota mais baixa alcançada pela capital do Amazonas foi no item proteção social, cuja avaliação ficou em 2,20 pontos. A segunda pior nota foi na área de desenvolvimento econômico, com a pontuação de 2,83.
As demais avaliações foram: educação (4,43 pontos), saúde (4,75), gestão de qualidade (4,50) e mobilidade urbana (3,33).
Pesquisa
“Os serviços públicos são a porta de entrada para a cidadania, uma forma de enfrentar diferentes desigualdades. Avaliar o acesso e a qualidade dos serviços públicos é medir nosso desenvolvimento e projetar nosso futuro”, diz Sergio Andrade, cientista político e diretor executivo da Agenda Pública.
De acordo com a Agenda Pública, a metodologia da pesquisa utiliza dados oficiais disponíveis em bancos abertos para avaliar seis dimensões de serviços públicos prestados à população na esfera municipal: educação, saúde, proteção social, desenvolvimento econômico, mobilidade e gestão da qualidade. Cada dimensão é composta por uma série de indicadores com notas padronizadas para conformar seis índices, correspondentes às seis dimensões trabalhadas na pesquisa.
“O levantamento e cruzamento dos dados objetivos das 26 capitais é combinado também com uma pesquisa de opinião, desenvolvida em parceria com o Instituto de Pesquisa Ideia nas dez maiores capitais do Brasil. A amostra de entrevistados contou com mais de 3.000 pessoas que responderam a mais de quarenta perguntas. O objetivo é entender como os cidadãos de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba, Recife, Goiânia e Belém avaliam os serviços prestados por suas Prefeituras”, diz o instituto.
*Com informações da Assessoria de Comunicação