*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A polícia entrou em confronto com torcedores após o tricampeonato da Argentina na Copa do Mundo, nesta terça-feira (20), em Buenos Aires. Durante o dia, marquises, muros e árvores caíram, os jogadores tiveram que abandonar o ônibus que trafegava pela cidade e seguir em helicópteros.
Milhões de pessoas estavam nas ruas do centro da capital para ver a carreata da seleção do país, porém, o desfile teve que desviar da rota e não passou pelo ponto mais cheio, o entorno do obelisco da cidade, isso se transformou em confusão. No momento em que a polícia tentou desalojar torcedores de dentro do obelisco, houve resistência, e a praça da República, virou um cenário de caos.

Na ocasião, a batalhões de choque foram enviados para conseguir retirar torcedores. Além disso, grupos lançaram garrafas e objetos de vidro contra policiais, que dispararam tiros de bala de borracha. Imagens mostraram homens arrombando a porta de uma loja e saqueando produtos.
De acordo com a imprensa, dezenas de torcedores ficaram feridos e 21 policiais e bombeiros feridos. Somando a isso, 14 pessoas foram detidas e há relato de pessoas desaparecidas.
Durante o dia, serviços de emergência atenderam 31 pessoas com ferimentos como politraumatismo e fraturas diversas causadas por quedas de marquises ou muros, onde multidões se aglomeraram ao esperar pela passagem da seleção.
Separação dos jogadores da seleção
Os jogadores abandonaram o ônibus que os levava a Buenos Aires e foram direcionados para helicópteros afim de realizar um passeio sobre a capital que o governo alegou ser uma parada aérea. Segundo Gabriela Cerruti, porta-voz do presidente Alberto Fernández, isso ocorreu pelo caos em Buenos Aires.
“Os campeões mundiais estão sobrevoando todo o percurso em helicópteros porque ficou impossível continuar por terra devido à explosão de alegria popular”, disse Gabriela.
El plantel de @Argentina ya abandonó el predio de #Ezeiza.
¡GRACIAS A TODOS! UN SUEÑO HECHO REALIDAD ⭐⭐⭐.
Esto es de todos y todas los argentinos 😍🏆
¡Nos hicieron muy felices con su apoyo y cariño! 😁 pic.twitter.com/eVA5OQhZog
— 🇦🇷 Selección Argentina ⭐⭐⭐ (@Argentina) December 20, 2022
