*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) apreendeu, nesta sexta-feira (8), 31 pacotes de pasta-base de cocaína disfarçados no formato de batatas. A apreensão ocorreu com o auxílio da cadela policial Athena, em uma embarcação na Base Fluvial Arpão 1, em Coari (distante 363 quilômetros de Manaus). Esta foi a segunda apreensão realizada pelas equipes de segurança em menos de 12 horas.
A ação fez parte da operação Protetor das Fronteiras/Fronteira Mais Segura, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). As equipes policiais integradas, atuando por volta das 9h, abordaram uma balsa vinda de Tabatinga, com destino a Manaus. Durante a inspeção, a cadela Athena, da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CipCães), indicou a presença de drogas no interior do convés, levando os policiais a realizarem uma busca minuciosa.
Com a ajuda de Athena, os agentes localizaram os 31 pacotes de pasta-base de cocaína, que juntos somavam mais de 18 quilos. Os entorpecentes estavam cuidadosamente disfarçados, moldados para se assemelhar a batatas, provavelmente para dificultar a detecção durante inspeções. O responsável pelos pacotes não foi encontrado na embarcação, e as autoridades prosseguem com investigações para identificar os envolvidos.
A apreensão representou um prejuízo de aproximadamente R$ 927 mil para o tráfico de drogas na região, de acordo com estimativas da PMAM. O chefe do setor de cargas da embarcação foi levado para prestar esclarecimentos na delegacia integrada da Base Arpão 1, que acompanha o caso.