Manaus, terça-feira 13 de janeiro de 2026
Pesquisar

booked.net

Cantora Anitta vence disputa judicial e barra uso do nome em cosméticos

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Após quase 3 anos de disputa na Justiça, a cantora Anitta venceu o processo que tinha aberto contra uma empresa farmacêutica. A empresa pretendia usar o nome da cantora em uma linha de cosméticos, porém, ela conseguiu barrar o uso do seu nome artístico por terceiros.

A controvérsia não envolveu medicamentos, como o vermífugo “Annita”, registrado há mais de duas décadas. A discussão girava em torno da tentativa da empresa de ampliar o uso da marca para o setor de cosméticos, o que foi contestado pela cantora por risco de associação indevida à sua imagem.

Ao analisar o caso, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) entendeu que “Anitta” é um nome artístico consolidado e protegido por lei. A decisão se baseou no artigo 124 da Lei de Propriedade Industrial, que impede o registro de nomes artísticos famosos por terceiros sem autorização do titular.

Com isso, o INPI negou o pedido da farmacêutica e reforçou que o nome da artista não pode ser explorado comercialmente nesse segmento sem consentimento.

Apesar da vitória, Anitta não teve o mesmo resultado em outra ação. O INPI manteve o registro do nome para uma marca de gin, mesmo após contestação apresentada pela equipe jurídica da cantora.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.