*Da Redação Dia a Dia On-line
Um grupo de pessoas, entre elas, candidatos não eleitos no pleito deste ano realizaram uma manifestação em frente ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), bairro Aleixo, na manhã desta quinta-feira, dia 19, pedindo a recontagem de votos e em defesa do voto impresso.
Segundo os manifestantes, o número de votos recebidos não confere com a previsão e acusam crime eleitoral. Alguns candidatos disseram que houve diferenças entre o número computado antes da parada do processo e o total apresentado após o reinício da contagem.
Por meio de nota, o presidente do TRE-AM, desembargador Aristóteles Thury ressaltou que apesar das dificuldades o pleito transcorreu normalmente.
Nota oficial
Apesar das dificuldades enfrentadas em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus, a Eleição Municipal de 2020, no Estado do Amazonas, transcorreu normalmente. A população amazonense pôde expressar sua livre vontade através do voto, na escolha de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de 61 municípios do interior do Estado. É uma vitória sem precedentes da Democracia frente às adversidades destes novos tempos.
Por isso, é tão importante reafirmar, neste momento de vitória, que a eventual insatisfação com os resultados das urnas deverá ser debatida exclusivamente através dos meios legais. As manifestações que tenham, por finalidade, questionar o resultado do pleito através da intimidação de autoridades, da ameaça à integridade física de servidores e da depredação do patrimônio público serão apuradas rigorosamente na forma da lei.
Não se ganha uma eleição através da ameaça, da incitação à violência e da demonstração de força. Não manche a reputação de seu município. Participe do processo democrático como cidadão.
A Justiça Eleitoral agradece.
Des. ARISTÓTELES LIMA THURY
Presidente do TRE-AM