*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Um levantamento realizado pelo g1 revelou que 61 candidatos nas eleições de 2024 possuem mandados de prisão em aberto, sendo que quatro deles são políticos do Amazonas. Apesar de estarem registrados como aptos no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esses candidatos enfrentam ordens de prisão pendentes no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP). No Amazonas, os candidatos com ordens de prisão em aberto são de quatro municípios diferentes, mas os detalhes sobre as acusações específicas ainda não foram divulgados.
Entre eles estão:
Finkler (AVANTE), candidato a vereador em Santa Isabel do Rio Negro, com mandado por lesão corporal preventiva, expedido em 11 de abril de 2024.
Guga do Vôlei (NOVO), candidato a vereador em Nova Olinda do Norte, com ordem de prisão por pensão alimentícia, emitida em 27 de fevereiro de 2023.
Profa. Viviane Silva (PRD), candidata a vereadora de Parintins, enfrentando mandado por roubo, datado de 17 de janeiro de 2023.
Henrique Silva (PRD), candidato a vereador em Barcelos, alvo de mandado por pensão, expedido em 26 de agosto de 2024.
Esses candidatos continuam aptos a participar das eleições, já que estar sob ordem de prisão não impede a concorrência. Contudo, eles podem ser detidos se forem localizados, exceto durante o período de imunidade que vai de 21 de setembro a 8 de outubro.