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Candidatos à Prefeitura de Manaus já empenharam mais de R$ 2,6 milhões na campanha

*Da Redação Dia a Dia On-line

Faltando um mês para as eleições municipais, os candidatos à Prefeitura de Manaus já começaram a prestar conta dos gastos na campanha. Até esta quarta-feira, dia 14, a soma dos gastos contratados de 8 candidatos e pré-candidatos chegou a R$2.647.315,19. Outros três não declaram receita e gastos até agora. Os candidatos aos cargos de prefeito podem gastar até R$10.227.455,89 cada, no primeiro turno, autorizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O candidato Amazonino Mendes (Podemos) declarou que todo recurso que recebeu até agora foi do partido R$1.470.000,00. Como despesa contratada, Amazonino declarou que acumula R$1.543.557,80 os serviços correspondem à produção de programa de rádio e TV, serviços advocatícios, locação de veículos e impulsionamento de conteúdo. Desse valor, maior parte da despesa foi empenhada em Marketing e publicidade, um total de R$1.130.000,00. Já as despesas pagas até agora custaram R$50.000,00.

Já o pré-candidato Alfredo Nascimento (PL), declarou que recebeu de recursos doados pelo partido R$6.000.000,00. As despesas contratadas por Alfredo chegam a R$143.044,00, que correspondem a publicidade, locação de veículos, prestação de serviços, despesa com pessoal e impulsionamento de conteúdo.

O capitão Alberto Neto (Republicanos) recebeu R$76.000,00, segundo a declaração à Justiça eleitoral, desse total R$61.000,00 foi de doação de pessoas físicas e R$15.000,00 recurso próprio. As despesas contratadas chegam ao valor de R$14.014,00, o mesmo valor de despesas pagas. Segundo a prestação de conta, os recursos foram empregados em publicidade, e impulsionamento de conteúdo.

O candidato do Patriota, Coronel Menezes, declarou que recebeu R$56.668,00, desse total R$9.500,00 foi de doção de pessoa física, R$35.000,00 de recurso próprio e R$12.168,00 financiamento coletivo. Já as despesas contratadas somam um total de R$739,91, o mesmo valor de despesas pagas referente à consultoria em gestão empresarial.

O candidato Gilberto Vasconcelos (PSTU) declarou que recebeu R$7.000,00 de recurso do partido, mas não declarou despesas contratadas ou pagas até o momento.

O candidato pelo PSD, Ricardo Nicolau, declarou que recebeu por meio de doação de pessoa física R$500.000,00. As despesas contratadas pelo candidato chegam a  R$280.491,54, e as despesas pagas R$158.141,54. Entre os gastos na campanha até agora estão locação de bens, serviços advocatícios, publicidade, serviços contábeis e impulsionamento de conteúdo.

Romeiro Reis (Novo) declarou como recursos recebidos doação própria no valor de R$50.000,00. Como despesa contratada o total foi de R$4.000,00, o mesmo de despesas pagas que corresponde à página em uma rede social na internet.

O candidato do PT, José Ricardo, declarou que recebeu até agora, R$1.286.785,82, desses foram doação do partido R$1.242.000,00, de recurso próprio foram R$24.362,00 e doação de pessoa física R$20.423,82. Já o valor de despesas contratadas chegam a R$661.467,94, como despesa paga, José Ricardo declarou que já gastou R$344.004,94. Na prestação de contas, o candidato declarou que os serviços contratados foram produção de programa de rádio e TV e gastos com combustíveis, entre outros.

Não prestaram conta

Chico Preto (DC), David Almeida (Avante) e Marcelo Amil (PC do B) não declaram recursos recebidos ou gastos até o momento.

Gastos com impulsionamento

Os candidatos Amazonino Mendes, Alfredo Nascimento, Capitão Alberto Neto e Ricardo Nicolau gastaram até o momento R$134 mil com impulsionamento de conteúdo na internet. A legislação não permite que os candidatos paguem por publicações, mas podem impulsionar, desde que as publicações estejam sinalizadas como propaganda. Também não podem ser publicadas em sites de pessoas jurídicas, que tenham ou não fins lucrativos. Já o candidato Romero Reis gastou R$4 mil com a criação da página no facebook.

Pesquisa revela resultado de engajamento na internet

Uma pesquisa publicada esta semana, com coleta de dados de 4 a 10 de outubro, mostra o resultado da campanha digital dos candidatos à Prefeitura de Manaus, segundo o o 3º relatório Benchmarking Digital: eleições 2020,  a fanpage do candidato Alberto Neto continua sendo a maior, com 800.122 fãs, seguido por David Almeida, com 85.130 seguidores. Durante a pesquisa, foi constatado ainda que os que mais se destacaram e que têm  crescido, conforme a análise semanal, são: Ricardo Nicolau (+839) e Amazonino Mendes (+555).  A página do candidato Ricardo Nicolau ultrapassassou a page de Coronel Menezes. Nesta 3ª semana, Nicolau dominou o nível de engajamento, totalizando mais de 29,55%, bem maior que os resultados obtidos por seus adversários. Ainda de acordo com a pesquisa, os candidatos que mais gastaram com publicações foram: Nicolau R$ 26.849,00, em seguida Cap. Alberto Neto um total de R$ 11.894,00; e Amazonino Mendes R$ 4.652,00.

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