O candidato de centro-esquerda Gabriel Boric, do partido Convergência Social, foi eleito na noite deste domingo (19) o novo presidente da República do Chile, derrotando o candidato de extrema-direita José Antonio Kast, do Partido Republicano.
Aos 35 anos, Boric se tornou o presidente mais jovem da história do país. Com quase 100% das urnas apuradas, o ex-líder estudantil e então deputado recebeu 55,9% dos votos contra 44,2% de Kast, que é vulgarmente conhecido como “Bolsonaro chileno”.
Nas redes sociais, Kast reconheceu a derrota e ligou para o jovem candidato o parabenizando por sua vitória. O atual presidente Sebastián Piñera também parabenizou Boric e o convidou para ir ao palácio presidencial.
Acabo de hablar con @gabrielboric y lo he felicitado por su gran triunfo. Desde hoy es el Presidente electo de Chile y merece todo nuestro respeto y colaboración constructiva. Chile siempre está primero 🇨🇱✌️ pic.twitter.com/AvpBKs0GFT
— José Antonio Kast Rist 🇨🇱 (@joseantoniokast) December 19, 2021
🇨🇱 DEMOCRACIA CHILENA
Presidente Sebastián Piñera conversa, neste momento, com o presidente eleito Gabriel Boric.
Piñera parabeniza muito o vencedor e já convida Boric para ir ao palácio presidencial amanhã. pic.twitter.com/tnCcYZD25I
— Eixo Político (@eixopolitico) December 19, 2021
A eleição de Gabriel Boric pode também ser decisiva para a nova constituição chilena, que substituirá a atual elaborada no governo do ex-ditador Augusto Pinochet. A tendência é de que o novo presidente abrace uma maior mudança nas leis com foco em um estado de bem-estar social.