Search
booked.net
Search
Close this search box.

Câncer de colo do útero e de próstata são os que mais acometem os amazonenses

*Luan Martins da Redação do Dia a Dia Notícia 

Nesse sábado (27) foi comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer. No Amazonas, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca),  os casos de câncer que mais acometem a população são os de colo de útero e o de próstata. Casos de oncologia do colo do útero no estado totalizaram 700 e os de próstata 480 em 2020. Outros casos mais comuns no Amazonas são o câncer de mama, estômago e mama feminina.

Ainda segundo o Instituto Nacional de Câncer, o Amazonas registra 5,4 mil novos casos por ano.

De acordo com a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (Fcecon), os fatores de risco para desenvolvimento do câncer são encontrados na natureza ou herdados. 80%  está ligada ao meio ambiente (água, ar e terra), o ambiente ocupacional (Indústrias químicas), ambiente de consumo (medicamentos) e o ambiente social e cultural (estilo de vida).

As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os ‘hábitos’ e o ‘estilo de vida’ adotados pelas pessoas, podem determinar diferentes tipos de câncer.

  • Tabagismo
  • Hábitos Alimentares
  • Alcoolismo
  • Hábitos Sexuais
  • Medicamentos
  • Fatores Ocupacionais
  • Radiação solar

Hereditariedade

Os casos de câncer hereditários são raros, mesmo o fator genético tendo um papel fundamental no desenvolvimento cancerígeno.

Alguns tipos de câncer de mama, estômago e intestino parecem ter um forte componente familiar, embora não se possa afastar a hipótese de exposição dos membros da família a uma causa comum. Determinados grupos étnicos parecem estar protegidos de certos tipos de câncer: a leucemia linfocítica é rara em orientais, e o sarcoma de Ewing é muito raro em negros.

Prevenção e diagnóstico

A Fcecon informa que o melhor jeito de prevenir o câncer é alimentação saudável, exercícios físicos e a realização de exames de rotina.

A orientação para toda a população é que procure, anualmente, atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) mais próximas de suas casas, onde homens e mulheres são examinados e encaminhados para a realização de exames de rotina, conforme indicação de faixa etária ou estado de saúde. Não é necessário aguardar ter algum problema de saúde para receber atendimento. O ideal é que a população realize os exames de rotina sem nenhum sintoma.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.