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Campanha de David paga oito empresas com contratos de mais de R$ 212 milhões com a Prefeitura de Manaus

*Especial da Redação do Dia a Dia Notícia 

A campanha eleitoral de David Almeida (Avante) para a Prefeitura de Manaus contratou oito empresas ligadas a secretarias municipais da sua própria gestão. Desde 2021, elas possuem contratos que juntos somam o valor de R$ 212,7 milhões com a Prefeitura, e receberam cerca de R$ 1 milhão pelos serviços na campanha de reeleição do prefeito até o primeiro turno, conforme prestação de contas do portal Divulgacand do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com os dados do TSE, uma das empresas é a Grafisa – Gráfica e Editora LTDA, que recebeu R$ 230,5 mil pela impressão de materiais para a campanha de David até 4 de setembro. Conforme o Portal da Transparência, da Prefeitura de Manaus, a empresa recebeu mais de R$ 168 milhões na gestão de David. A empresa foi contratada para fornecer diversos materiais gráficos impressos para a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), como livros, apostilas, folders, cartazes, banners, faixas, revistas, flyers, cartilhas, painéis, certificados e ventarolas. O valor total, contando com os três aditivos que prorrogaram o serviço por mais doze meses, foi de R$ 85,5 milhões.

Para a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Grafisa também fornece materiais impressos pedagógicos no valor total de R$ 75 milhões, desde 2021 até 2025. Outro contrato para fornecimento de 505 mil cadernos para a Semed resultou no valor de R$ 8,3 milhões. A Grafisa é uma empresa sediada em Manaus e tem como CNPJ 03.633.502/0001-48. Tem como sócios Amanda Aragão Montenegro Vieitas, Larissa Vieitas Rodrigues, Luiz Otavio Montenegro Vieitas e a Smart Holding e Gestao Empresarial Ltda.

Outra empresa gráfica, a V E Indústria Comércio e Serviços Gráficos Ltda, recebeu R$ 290,9 mil pela produção de santinhos e adesivos da campanha. Em 2023, um contrato foi feito com a Semed no valor de R$ 996,1 mil para a produção de banners, cartazes, bloco de notas, catálogos e adesivos.

Já a Loris Comércio De Artigos De Papelaria E Servicos Graficos Eireli recebeu R$ 49,8 mil pela produção de adesivos de candidatos a vereador que apoiaram a campanha de David.

Em 2022, um contrato foi firmado com a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), no valor total de R$ 360 mil, pela entrega de itens como camisas, bonés, crachás, canecas, garrafas, entre outros. Ainda do ramo de gráficas, a E S Da Cruz Comercio Varejista De Artigos De Papelaria LTDA também realizou confecção de adesivos para a campanha, no valor de R$ 40 mil. Com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), a empresa firmou contrato que totaliza R$ 5,1 milhões, pelo fornecimento de saco de ráfia para aplicação em rip-rap até março de 2025.

Três companhias de locação de veículos contratadas pela Prefeitura aparecem na lista de fornecedores da campanha de David. Uma delas é a A.C.B. Locadora de Veículos LTDA, que recebeu R$ 193,3 mil e possui seis contratos com diversas secretarias municipais até 2025, que totalizam mais de R$ 5,2 milhões.

No portal do TSE, há trinta lançamentos de veículos alugados para a campanha, entre 25 de setembro e 3 de outubro. Já no Portal da Transparência, a empresa alugou carros para a Semed, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf) e Manauscult. O contrato de maior valor foi com a Semed, custando R$ 2,8 milhões, para locação de um veículo pick-up 4×4 cabine dupla e um sedan médio novo, ambos com no máximo um ano de fabricação, até abril de 2025.

A A.C.B. Locadora tem como nome fantasia ‘Manauto Rent a Car’. Está ativa desde 2007, com capital social de R$ 21,5 milhões, e tem como proprietário Alessandro Correa Bergamasco. A empresa é localizada em Manaus, no bairro Alvorada.

Outra locadora, a Millennium Locadora LTDA, recebeu, até o dia 2 de outubro, R$ 49,4 mil pela locação de veículos para a campanha. Na Prefeitura de Manaus, três contratos feitos na gestão de David somam R$ 24,6 milhões para a empresa. O contrato mais recente foi no valor de R$ 23,5 milhões, para aluguel de ônibus com motorista para a Secretaria Municipal de Educação (Semed). O prazo é de um ano e vai até 28/12/24.

A empresa opera com o CNPJ 03.422.390/0001-86 e teria ainda duas filiais, em Palmas (TO) e Porto Velho (RO). Os sócios são Francisca Rabelo Ferreira e Ivair Ferreira. Outros contratos estabelecidos na gestão de David foram para aluguel de veículos do tipo viatura policial sedan e pick-up, para a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), nos valores iniciais de R$ 254,7 mil e R$ 449,9 mil. Ambos foram assinados em 4/10/22, com prazo de um ano e renovados por mais um. No total, foram acrescidos mais R$ 402,1 mil, resultando em mais de R$ 1 milhão pelas viaturas.

Já a empresa Couto Serviços de Transporte e Locação de Veículos recebeu R$ 168,3 mil na campanha, pela locação de furgão e micro-ônibus até 3 de outubro. Com a Semsa, a empresa firmou contrato com dois aditivos, que resultaram em mais de R$ 5,7 milhões, pelo aluguel de uma ambulância.

Outra empresa contratada pela Prefeitura que recebeu pela campanha de David foi a Nova Era Consultoria em Gestão Empresarial LTDA. Segundo a prestação de contas, até setembro foram pagos R$ 76,6 mil pelo fornecimento de água. Para a Prefeitura de Manaus, a empresa também realizou o fornecimento de água para diversas secretarias, por meio de 37 contratos firmados que juntos somam mais de R$ 2 milhões. A Nova Era opera sob o CNPJ 05.494.906/0001-23 e tem como proprietário Roberval de Magalhães Silva.

 

Gastos das campanhas

A campanha de David já custou R$ 10,5 milhões. Mais de 33% do valor foi gasto com atividades de mobilização na rua; 17% com produção de propagandas; 14% com serviços prestados por terceiros; 9,7% com impulsionamento de conteúdos; 7% com jurídico; entre outros.

A principal fonte de recursos veio do fundo do partido Avante, um total de R$ 8,8 milhões até 17 de outubro. Dois doadores também foram registrados: Flavio Tadeu Tomás de Araújo realizou cessão de imóvel para base de apoio na zona Leste da cidade, estimado em R$ 8,5 mil; e Marcos Antônio Barbosa Siqueira cedeu imóvel para base de apoio na zona Oeste e rural, estimado em R$ 5,6 mil.

Já a campanha de Alberto Neto (PL) custou até agora R$ 5,1 milhões, sendo 31% do valor com produção de propagandas; 19,5% com serviços de terceiros; 11,7% com mobilização nas ruas; 9,4% com impulsionamento de conteúdos; 7,9% com materiais impressos; entre outros.

Entre os recursos, R$ 8,150 milhões foram recebidos do fundo do Partido Liberal, e outros R$ 242 mil foram provenientes de doações, incluindo um pix de R$ 150 mil da sua vice, Maria do Carmo Seffair; R$ 100 mil de Clovis Smith Frota Júnior; R$ 100 mil de Solon Angelim de Alencar Ferreira; entre outros.

 

 

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