Uma campanha antirracismo feita pela academia BodyTech voltou a repercutir nas redes sociais. Feito para o Dia da Consciência Negra em novembro de 2021, o texto publicitário afirma que “todas as pessoas brancas reproduzem racismo”, defendendo que o preconceito racial não acontece apenas na atitude específica de uma pessoa, mas que está enraizado na estrutura da sociedade.
“A intenção não é atacar ninguém pessoalmente. Reconhecer-se parte de uma estrutura racista é o 1º passo. Tome consciência e combata o racismo nas suas próprias atitudes e falas, mas também nas de pessoas ao redor”, dizia uma das imagens da campanha.
Mesmo sendo lançada em 2021, a campanha voltou a viralizar. A Fundação Palmares, presidida pelo bolsonarista Sérgio Camargo, repudiou a campanha dizendo que ela tinha o intuito de “dividir os brasileiros e fomentar ódio racial”. Camargo rejeita a teoria do racismo estrutural. Bolsonaristas e perfis de direita levantaram a hashtag #BodytechRacista para atacar a publicidade da academia.
Em nota, a Bodytech afirmou que é “lamentável, que, após 2 meses do post original, tenha sido criada uma interpretação errada sobre os valores da empresa, distorcendo a mensagem. E tenha colocado em dúvida o posicionamento correto da companhia, seus acionistas, administradores e funcionários. A Bodytech é contra qualquer tipo de discriminação e, nos últimos anos, tem atuado na capacitação e conscientização quanto a importância da diversidade, equidade e inclusão.”
*com informações de Catraca Livre