*Da Redação Dia a Dia Notícia
Caminhoneiros apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), iniciaram na noite do último domingo (30) bloqueios em estradas como forma de protesto ao resultado das eleições, que teve Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como vencedor para o cargo de presidente. No fim da manhã desta segunda (31), caminhoneiros começaram o bloqueio na BR-174 próximo a saída de Manaus.
Nas redes sociais e aplicativos de mensagens, circula um comunicado convocando apoiadores de Bolsonaro para uma ‘resistência civil’, além disso afirmam que são a favor da auditoria nas urnas.
“Compareça à um desses dois pontos de encontro, se una a nós se você não concorda com essa eleição, com os abusos do TSE, se você não aceita o PT no governo”, diz o comunicado.
Até o momento, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmou terem sido registrados bloqueios ou aglomerações em vias de 13 estados e no Distrito Federal.
A PRF não informou quantas ocorrências em cada estado. Houve ou estão em andamento protestos no Amazonas, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia, Pará, Acre e Distrito Federal.
Os caminhoneiros foram uma importante base de Bolsonaro nas eleições do ano de 2018, porém o apoio da categoria diminuiu nos últimos anos, principalmente com o aumento no preço dos combustíveis. Recentemente, o presidente anunciou a antecipação do auxílio pago aos profissionais autônomos, o que foi visto como uma tentativa de impulsionar a campanha pela reeleição entre o grupo.
Até está segunda-feira, Jair Bolsonaro não se pronunciou sobre os resultados da eleição e a vitória de seu adversário Lula.