Search
booked.net
Search
Close this search box.

Caminhão bolsonarista e casa petista viram alvo do TRE-AM em Manaus

*Da Redação Dia a Dia Notícia

Um caminhão adesivado com propaganda para o presidente Jair Bolsonaro (PL) e uma casa com um grafite do rosto de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram alvo de fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) nesta semana. As duas supostas propagandas irregulares foram denunciadas pelo aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No caso do caminhão, a Justiça Eleitoral recebeu uma denúncia de um caminhão-pipa nas proximidades da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no bairro Coroado, estaria cometendo propaganda eleitoral irregular nessa segunda-feira (24/10). A denúncia no sistema Pardal, sob o número AM202209021218263992, afirmava que o veículo “era um verdadeiro ‘outdoor ambulante'”.

“De fato, o veículo objeto da denúncia e da fiscalização de rotina continha material de propaganda eleitoral adesivado (estilo envelopamento), tanto no ‘cavalo’ como em um dos ‘vagões’, com dimensões que extrapolavam sobremaneira as permitidas pela legislação eleitoral”, afirma a nota do TRE-AM.

O veículo foi acompanhado pelos fiscais e abordado na Avenida das Torres, “nas proximidades de um Posto-BR de Combustíveis”. A abordagem foi realizada pela equipe do TRE-AM, ao lado da Polícia Militar do Amazonas e do ManausTrans. O caminhão possuía placa vermelha, ou seja, era permissionário do Poder Público para executar a atividade de transporte de combustível.

Os fiscais flagraram duas infrações eleitorais: a proibição de propaganda eleitoral em veículos que dependam de autorização do Poder Público e a proibição de propaganda através de adesivos plásticos em automóveis que excedam 0,5 metros quadrados. O motorista afirmou que não sabia da irregularidade eleitoral.

“Como solução da ocorrência, e após conversas telefônicas com o proprietário da empresa e do veículo, e tendo esse interlocutor se convencido da irregularidade constatada, decidiu-se pelo recolhimento do veículo até o pátio da empresa localizada em um Posto de Combustível na região da Barreira AM-010 e que, naquele local, funcionários da própria empresa realizassem a retirada do envelopamento, mas apenas do ‘vagão’ que continha ‘Ano 2022’, o rosto e nome de um dos candidatos a Presidente da República, mantendo-se o envelopamento com a arte das bandeiras do Brasil e do Amazonas”, afirma a nota.

Casa com Lula

Nessa terça-feira (25/10), o muro de uma residência na esquina da rua Gurupi, no bairro Redenção, teve a pintura do rosto do ex-presidente Lula retirada por fiscais da Justiça Eleitoral do Amazonas. A denúncia também foi realizada ao aplicativo Pardal.

A casa é conhecida por ter a imagem do ex-presidente na parede externa há muitos anos. Ainda assim, o juiz Ruy Melo, supervisor da propaganda eleitoral do TRE-AM, afirmou que a pintura era vedada pela legislação eleitoral e a metragem não poderia ultrapassar meio metro quadrado.

“[Na casa] estava uma senhora e ela disse que essa pintura já trouxe muitas dores de cabeça pra ela, porque o pessoal passa, xinga, picha, mas a questão é que a propaganda pode até estar há muito tempo por lá, mas ela está dentro do contexto político”, explicou Ruy.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.