Search
booked.net
Search
Close this search box.

Câmara Municipal vota projetos em defesa da causa animal na próxima segunda-feira (11)

Além dos projetos sobre direitos dos animais, a CMM deve votar obrigatoriedade de banheiros em farmácias e direitos dos autistas
Foto: Divulgação
*Da Redação Dia a Dia Notícia

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) pode votar nesta segunda-feira (11/04) dois Projetos de Lei que dizem respeito à causa animal e que tiveram parecer favorável aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

O primeiro PL, que tramita com o número 302/2021, proíbe que pessoas que cometem maus-tratos a animais domésticos possam obter novamente sua guarda e de outros, proposta apresentada pelo vereador Kennedy Marques (PMN).

Segundo o texto da matéria, não é possível que um agressor de animal continue a ter o direito de ser responsável legal por ele e que o projeto estabelece pena acessória, proibindo o agressor de obter a guarda do animal agredido e de outros somente após cinco anos. O projeto ainda estabelece multa de 10 a 50 UFMs (Unidades Fiscais do Município) para quem praticar crime de maus-tratos a animais domésticos, que serão revertidos em prol do abrigo Público Municipal ou qualquer instituição de defesa e proteção animal devidamente regulamentada.

Já o Projeto de Lei 313/2021, dispõe sobre educação ambiental humanitária em bem estar animal nas escolas de Manaus, com a proposta de conscientizar os alunos sobre qualquer tipo de violência ou abandono contra pets, proposta de autoria do vereador Márcio Tavares (Republicanos).

Presidente do TCE-AM recebe denúncia de superfaturamento na compra de “Kit Selfie” da CMM
Vereadores de Manaus criticam prorrogação do decreto federal que prejudica a Zona Franca de Manaus
CMM aprova projeto que obriga estabelecimentos a informar agressão contra mulheres

Banheiros e fraldários em farmácias

Também deve ser votado na segunda-feira o parecer favorável da CCJR, ao Projeto de Lei 530/2021, de autoria do Ver. Jander Lobato (PTB) que obriga os estabelecimentos farmacêuticos a disponibilizarem banheiros e fraldários aos clientes.

Segundo a proposta, é esperado que este tipo de estabelecimento, que vende uma gama de produtos além dos remédios, possua condições adequadas de atender uma pessoa idosa que deseja usar o banheiro, ou mesmo uma mãe com criança de colo que deseja fazer a troca das fraldas de seu filho.

O projeto ainda detalha que existem inúmeras reclamações no site especializado em direito do consumidor Reclame Aqui, onde é comum os consumidores relatarem o mau atendimento e descontentamento em não poder utilizar o banheiro ou fraldário, visto que a drogaria não fornece.

Autismo

Na pauta ainda deve ser votado o Projeto de Lei 539/2021, do vereador Diego Afonso (União Brasil), que institui a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Manaus, que tem como objetivo dar efetividade aos direitos desse público.

A análise e votação dos projetos pode ser conferida na íntegra por meio da TV Câmara no canal 6.3 (TV aberta) e Rádio Câmara Manaus (105,5 FM) e nas redes sociais (youtube, facebook e instagram)

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.