*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Mesa Diretora da Câmara Federal acatou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e confirmou a cassação do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR), ex-procurador do Ministério Público Federal no Paraná e um dos expoentes da Operação Lava-Jato. O parlamentar teve seu registro de candidatura anulado pela Corte Eleitoral a partir da Lei da Ficha Limpa em maio. Nas redes sociais, governistas comemoraram a derrota de Dallagnol e relembraram a derrocada dos ex-membros da Lava-Jato, que começou a ruir a partir da divulgação de mensagens que apontavam um possível conluio entre os promotores e o então juiz Sérgio Moro, atualmente senador pelo União Brasil no Paraná.
O documento que confirma a cassação de Dallagnol foi assinado pelo presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), o primeiro vice-presidente Marcos Pereira (Republicanos-SP), o segundo vice-presidente Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), o primeiro-secretário Luciano Bivar (União-PE), a segunda-secretária Maria do Rosário (PT-RS), o terceiro-secretário Júlio César (PSD-PI) e o terceiro suplente Beto Pereira (PSDB-MS), que assinou no lugar do quarto-secretário Lucio Mosquini (MDB-RO).
Nas redes sociais, parlamentares governistas comemoraram a cassação de Dallagnol, enquanto membros da oposição lamentaram a derrota.
URGENTE AGORA: câmara dos deputados acaba de confirmar a cassação de Deltan Dalagonol! Tchau querido!
— André Janones (@AndreJanonesAdv) June 6, 2023
URGENTE! Finalmente a mesa diretora da Câmara confirmou aquilo que já havia sido decidido pelo TSE: Deltan Dallagnol foi cassado e perdeu o mandato por tentar fraudar a Lei da Ficha Limpa! Uma decisão baseada em fatos, não em convicções. Grande dia! pic.twitter.com/gqnILPju8j
— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) June 6, 2023
Acabou a novela! Mesa diretora da Câmara dos Deputados confirma cassação do deputado Deltan Dallagnol. Desse novelo ainda vai desenrolar muito fio!
TCHAU, QUERIDO! pic.twitter.com/6VyQg0pH4i— Jandira Feghali 🇧🇷🚩 (@jandira_feghali) June 6, 2023
URGENTE! Acatando a decisão do TSE, Mesa Diretora da Câmara dos Deputados declara a perda de mandato do dep. Deltan Dallagnol.
Dallagnol, que lutou contra a corrupção, não poderá se candidatar por 8 anos. Enquanto isso, os corruptos seguem impunes. pic.twitter.com/tuvJIcflmv
— Felipe Camozzato (@felipecamozzato) June 6, 2023
❌ Deltan vai ao plenário mesmo com cassação confirmada. “O ladrão veio prá se vingar”, diz Osmar Terra, se referindo a Lula.
No momento, Alencar Santana passa com Zeca Dirceu, e se dirige a Deltan: “Tchau, tchau”.
🎥 @evandro_eboli e @BlogdoNoblat pic.twitter.com/6moRUUyYms— Central da Política (@centralpolitcs) June 6, 2023