Da Redação Dia a Dia Notícia
Um centro de telemarketing clandestino, com cerca de 200 funcionários, que aplicou golpes em um incontável número de pessoas em Belo Horizonte foi fechado, na última quarta-feira (25) pela Polícia Civil. Por meio das redes sociais, eles captavam vítimas com o nome negativado e que buscavam financiamento ou cartas de crédito para adquirir veículos, porém, elas nunca eram beneficiadas.
O delegado Magno Machado Nogueira, responsável pela investigação, explica que foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, no call center e, também, em duas supostas financeiras envolvidas no esquema. “Esse telemarketing atuava na captação das possíveis vítimas, que, depois, eram encaminhadas para as financeiras onde eram emitidas as cartas de consórcio”, detalha.
O policial explica que os funcionários criavam anúncios falsos em redes sociais. Para isso, coletavam imagens de anúncios genuínos nessas plataformas e, quando interessados com o nome sujo entravam em contato, os atendentes do call center entravam em ação.
“A informação que era repassada era que a pessoa daria entrada na carta e já sairia com o veículo no mesmo dia. Mas, ao comparecer nessa financeira, ele recebia a notícia de que o veículo só seria repassado em 30 dias. Lá, era entregue um falso contrato e, por fim, essas vítimas ficavam no prejuízo”, completa Nogueira.
Ao todo, 40 pessoas foram conduzidas para a delegacia, mas sete delas acabaram presas por associação criminosa e corrupção de menores, já que, entre os funcionários do call center estavam também adolescentes. A investigação continua e, em breve, os presos deverão responder também por estelionato, falsidade ideológica, uso de documento falso, entre outros crimes.
*Com informações do Jornal O Tempo