Os trabalhadores nascidos em janeiro já podem realizar a retirada anual do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a partir desta segunda-feira (3). Quem faz aniversário em janeiro e quer ter acesso ao saque-aniversário pode aderir a sistemática até o dia 31 deste mês.
Os valores poderão ser sacados até o dia 31 de março de contas ativas ou inativas. A conta ativa diz respeito ao emprego atual e as inativas são relacionadas aos trabalhos anteriores.
De acordo com a Caixa, mais de 1,3 milhão de pessoas poderão sacar o benefício em janeiro. O valor total aproximado desses saques seria de R$ 1,9 bilhão. O montante inclui pessoas que contrataram antecipação do saque em instituições financeiras. Apesar de receber o valor antecipadamente, nesta modalidade, esses trabalhadores precisam arcar com juros, por se tratar de um empréstimo.
Como funciona o saque-aniversário?
O saque-aniversário é um benefício que permite ao trabalhador a retirada de uma fatia do saldo de sua conta do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), anualmente, no mês de seu aniversário. Ele funciona como uma alternativa ao saque por rescisão do contrato de trabalho, que já é direito de todo trabalhador brasileiro formal.
*Com informações da Istoé