*Franciane Silva – Da Redação Dia a Dia Notícia
A arquiteta e urbanista Priscilla Lima, de 28 anos, chama atenção por meio das redes sociais por seu trabalho artesanal em confecções de cadernos, canecas, pins, adesivos, entre outros produtos. O diferencial em seu trabalho é o uso da temática amazônica e do amazonês, que são as gírias e vocabulário utilizados pelos Amazonenses. Do Teatro Amazonas ao uso de figuras típicas como o guaraná Baré, estampam os produtos.
Em entrevista ao Dia a Dia Notícia, Pri Lima conta que a ideia de produzir produtos com imagens e frases que remetem ao cotidiano amazonense se originou quando ela desenhou o Teatro Amazonas e surgiu uma parceria com uma papelaria para usar do desenho como capa de um caderno artesanal:
“Tudo começou quando eu fiz um desenho do Teatro Amazonas e a Naty da Papelaria Artesanal Dcrafts viu e perguntou se eu não topava fazer dele uma capa de um dos cadernos artesanais que ela faz, e deu super certo. Um tempo depois, outra amiga que tem papelaria sugeriu da gente fazer uma parceria e criar uma caixinha de motivos amazônicos, lá foi eu pensar em como fazer esses adesivos etc. Acabou que com a pandemia essa ideia ainda está no forno […]”
A partir disso, a arquiteta decidiu lançar cartelas de adesivos com comidas e também com o amazonês, que foi bem aceito pelas pessoas. Decidiu também produzir pins quando percebeu que apesar da procura, não se encontrava o produto com temática regional aqui na cidade nem para encomenda ou em lojas de franquia.
‘Tudo começa no lápis e papel, sempre risco primeiro à mão e deixo as linhas fluírem minhas ideias, no caso dos pins eu passo pro digital pra vetorizar e colocar cores, ajeitar dimensões e etc. No caso dos desenhos, depois de feitos à mão, eu scanneio e passo pro digital para colocar texturas e cores até achar que está bom.”
Priscilla conta que para a confecção de seus produtos usa diversos materiais, no caso dos adesivos usa papel adesivo comum nas cartelas. No caso dos pins, são encomendados os charms feitos com madeira reflorestada no Reino Unido, onde ela acrescenta pinos e tarraxas também encomendados de fora já que não são encontrados na cidade. Todos os produtos são confeccionados por ela mesma, onde os mais procurados são os pins do Teatro Amazonas e os com temática culinária com preferência pelo Barézinho e Tacacá.
“Eu tenho parceria com a Naty (@dcraftsbynaty), que inclusive virou minha amiga por causa disso, que produz cadernos artesanais incríveis e tem mais parcerias com algumas artistas que fazem as capas dos cadernos. Juntos temos a Coleção Manaus, onde ilustrei pontos turísticos da cidade e o campeão de vendas é justamente o da capa do Teatro Amazonas.”
Para o futuro, a artista pretende criar mais pins originais, onde já possui diversas ideias para novas coleções. “O melhor cenário possível é ficar cada vez mais conhecida pelos pins e também pelos desenhos sketch e conseguir transformar isso tudo em uma fonte de renda fixa e por que não fazer parcerias com lojas de ponto físico, não é mesmo?”, conta Priscilla ao falar do que pretende futuramente para seus produtos e artes.