Search
booked.net
Search
Close this search box.

‘Cadê os defensores dos macaco?’, senador Magno Malta é denunciado por falas racistas sobre caso de Vini Jr

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

O Psol afirmou na terça-feira (23) que entrará com uma representação contra o senador Magno Malta (PL-ES) no Conselho de Ética do Senado e com uma notícia-crime junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). O motivo é uma fala do parlamentar a respeito dos ataques racistas sofridos pelo jogador do Real Madrid, Vinicius Jr no último domingo (21), durante uma partida pelo campeonato espanhol.

Durante reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o senador fez um contraponto às manifestações de apoio ao jogador e questionou a ausência de defensores dos macacos, a quem o atacante brasileiro foi comparado pela torcida do Valencia.

“Você só pode matar alguma coisa com o próprio veneno de alguma coisa, está bem? Então, é o seguinte: cadê os defensores da causa animal que não defendem o macaco? O macaco está exposto. Vejam quanta hipocrisia! E o macaco é inteligente, está bem pertinho do homem, a única diferença é o rabo. É ágil, valente, alegre; tudo o que você possa imaginar ele tem”, disse o senador. 

Ele acrescentou que, no lugar de Vini Jr., entraria em campo “com uma leitoinha branca nos braços” e beijaria o animal para provar que não tem nada contra os brancos. Em seguida, afirmou que Vinicius Júnior está sendo “revitimizado”. Não é a 1ª vez que o atleta sofre ataques racistas na Espanha.

Malta concluiu classificando como “uma barbaridade” o que fizeram contra o jogador e relativizou o componente racial das ofensas. “Naquilo que fizeram com ele, a gente leva tudo para a cor da pele, mas tem muita coisa envolvida ali: tem inveja, queria ser ele e não é, queria driblar igual ele e nunca conseguiu; é pai que queria ver os filhos jogarem, botou na escolinha de futebol, mas não deu em nada, zero… aí tem inveja”.

O líder do PT no Senado, Fabiano Contarato (ES), solicitou ao STF a abertura de um inquérito policial por injúria racial contra Magno Malta.

“Como pai de duas crianças negras, não posso ignorar o que testemunhei hoje no Senado. Por isso, acionei o Supremo Tribunal Federal para que instaure inquérito policial para averiguar falas racistas do senador”, disse no Twitter. 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.