*Da Redação Dia a Dia Notícia
Na semana do Dia das Crianças, comemorado neste domingo, dia 12 de outubro, uma onda de criatividade tomou conta das escolas e redes sociais: os penteados, meias e mochilas malucas viraram febre também no Amazonas. Inspiradas na cultura local, desenhos, personagens e até em guloseimas, as produções coloridas e cheias de estilo estão movimentando salões, virando brincadeira em família e até gerando renda extra para quem transforma fios e acessórios em arte.
Depois do sucesso do “dia do cabelo maluco”, chegou a vez das mochilas se transformarem em verdadeiras obras de arte. Como a aluna Clarisse que levou uma caixa de isopor de picolé como mochila.

Durante a semana, a criatividade tomou conta das escolas de Manaus. Na Escola Anchieta, por exemplo, a pequena Isis, de 8 anos, chamou atenção com um penteado inspirado em um sorvete colorido, enquanto a colega Nair, de 6 anos, apostou em um “cabelo de balão” cheio de cores e movimento. As produções fizeram sucesso.

Na Creche Infantil Tiradentes, a estudante Bella Maria, de 6 anos, também entrou na brincadeira com um penteado que homenageou um dos animais mais queridos da fauna brasileira: a capivara.

A psicopedagoga Rafaella Nascimento, responsável por alguns dos penteados criativos, contou que o entusiasmo das crianças é o que torna o momento ainda mais especial.
“O mais legal é ver a empolgação das crianças, o quanto elas querem participar, o quanto elas gostam”, disse.
Rafaella também destacou o carinho e o esforço dedicados à produção dos visuais.
“Eu fiz tudo de coração, os cabelos de balão e de sorvete”.
Rafaella também explicou que confecciona os penteados mediante consulta, que depende da fantasia e dos adereços utilizados.
Penteados inusitados dão o tom da diversão e desafiam a criatividade de pais e mães. No Brasil, as redes sociais tomaram conta de postagens com os pequenos de visuais criativos e engraçados.
A brincadeira, porém, não nasceu por aqui e sim nos Estados Unidos.
Chamado de “Crazy Hair Day”, o evento surgiu na década de 1990 com o objetivo de estimular a criatividade, a individualidade e a aceitação das diferenças entre os alunos por meio de penteados divertidos e inusitados.
Com o passar dos anos, a tradição ultrapassou fronteiras e ganhou popularidade em outros países, chegando ao Brasil mais recentemente. Por aqui, a data ganhou força especialmente a partir de 2023, quando vídeos de crianças super produzidas tomaram conta das redes sociais, arrancando boas risadas.
Mas o evento vai além da diversão. O Dia do Cabelo Maluco também se consolidou como uma forma de incentivar a inclusão social, permitindo que crianças de diferentes origens se expressem, celebrando a diversidade cultural.
