*Da Redação Dia a Dia Notícia
As buscas pelos irmãos Ágata Isabelle, de 5 anos, e Allan Michael, de 4, desaparecidos na zona rural de Bacabal, no Maranhão, completam uma semana neste sábado, 10, unindo reforços de militares do Exército e do Batalhão Ambiental da Polícia Militar. As ações também passaram a contar com uma recompensa de R$ 20 mil oferecida pelo prefeito Roberto Costa (MDB) por informações que levem à localização das crianças. Segundo o Corpo de Bombeiros, as crianças desapareceram na zona rural de Macabal (MA), entre o Quilombo de São Sebastião dos Pretos e o Povoado de Santa Rosa, em uma área de vegetação fechada.
As buscas pelas crianças Ágata Isabelle, de 5 anos, e Allan Michael, de 4 anos, iniciaram no mesmo dia do desaparecimento. As equipes de reforço chegaram à cidade por volta das 23h30 da sexta-feira, 09, para integrar a operação.
O grupo contava com uma terceira criança desaparecida, Kauan de 8 anos, primo dos irmãos que também brincava na região. No entanto, após três dias de buscas, nessa quarta-feira, 07, a criança mais velha foi encontrada sem roupa por produtores rurais que andavam pela região, cerca de 4km de distância de onde desapareceu. O menor foi levado ao hospital e permanece internado, onde chegou abatido e mal conseguindo falar. Ele está acompanhado dos pais e de uma psicóloga.
Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde dele, o porquê de estar sem roupas e nem de que tenha dado mais informações sobre o paradeiro das outras crianças.
Segundo o comandante da PM-MA, coronel Wallace Amorim, policiais do Comando de Operações Especiais (Cosar) e do Batalhão de Choque estão sendo transportados em helicópteros do Centro Tático Aéreo (CTA) para áreas de mata fechada.
“É um ambiente inóspito”, afirmou o Coronel.
Centenas de voluntários se uniram às forças de segurança no Maranhão para procurar os irmãos que desaparecerem, a cada dia novos voluntários chegam para reforçar as equipes que atuam sem parar.
Em declaração nas redes sociais, o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSDB), informou que o Exército e o Batalhão Ambiental estão atuando de forma integrada com as forças de segurança do estado.
“Os trabalhos seguem sem parar, com técnica e equipamentos adequados, para localizar as crianças e acabar com o sofrimento da família e da comunidade”, disse o governador.
