*Da Redação Dia a Dia Notícia
Nesta quinta-feira (27), o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Prof. Dr. André Zogahib, falou sobre as providências que serão tomadas pela instituição diante da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em que os ministros votaram pela inconstitucionalidade de cotas de vagas, que reservava 80% delas para alunos que cursaram o ensino médio no Amazonas.
“Estamos reunidos com o Governo do Estado do Amazonas, o governador Wilson Lima está empenhado conosco. Estamos unidos esforços com os senadores, com os deputados federais e com os deputados estaduais, para que nós possamos cumprir essa decisão buscando uma alternativa para viabilizar o acesso do nosso interiorano”, disse o reitor.
Além disso, Zogahib afirmou que a decisão do STF “não prima pelo princípio da equidade, de sobremaneira, o princípio da isonomia”.
Na última quarta-feira (26), o governador Wilson Lima, durante agenda em Brasília (DF), afirmou que irá atuar para reestabelecer o sistema de cotas da UEA e adequar a legislação estadual à jurisprudência do STF sobre o assunto.
“A determinação que eu dei é para que a gente encontre um caminho pra restabelecer a questão das cotas. O Brasil tem uma dívida muito grande com muitas classes sociais, principalmente com aquelas pessoas menos favorecidas, e que de outra forma não teriam acesso a uma universidade, a não ser pelo sistema de cotas”, disse o governador.