O compositor do boi-bumbá Garantido, Emerson Maia, morreu na madrugada desta sexta-feira, 14, aos 66 anos. O poeta foi autor de toadas clássicas do Festival Folclórico de Parintins, como Lamento de Raça, Rio Amazonas e Pura Harmonia.
Em nota assinada pelo presidente do Garantido, Fábio Cardoso, e o vice Messias Albuquerque, os líderes do bumbá lamentaram o falecimento do artista.
“A história de Emerson Maia está entrelaçada com o que há de mais lindo na relação de um verdadeiro torcedor com seu Boi Bumbá amado. O expressar do amor pela vida, pela Amazônia, pelo Caboclo e pelo Garantido foi a forma de como querido Emerson Maia se eternizou em nossos corações. O nosso profundo lamento, solidariedade a família do nosso poeta, a família vermelha e branca e a cada um de nós que chora a perda inestimável, não apenas para a Baixa do São José, mas para a cultura amazonense e brasileira.“
A presidência do Boi Caprichoso também exaltou a importância de Emerson para a cultura parintinense.
“Em suas poesias, Emerson Maia sempre exaltou a beleza da Floresta, dos rios e de todo o seu ecossistema. Foi uma voz atuante por meio de suas poesias na defesa da floresta amazônica. Hoje, além do Boi Caprichoso, o contrário está de luto. A mata se cala para homenagear um dos nomes mais importantes da toada e do Festival de Parintins.”