Search
booked.net
Search
Close this search box.

Brasileiro relata desespero em Kiev: ‘Barulho de bomba’

*Da Redação Dia a Dia Noticia

O brasileiro David Abu Gharbil, que vive em Kiev, na Ucrânia, tem usado as redes sociais para relatar os momentos de tensão no país em meio à invasão russa na região.

Na madrugada desta sexta-feira (25/2), David, que é engenheiro eletricista, publicou imagens de dezenas de pessoas em um bunker uma construção subterrânea que serve de abrigo em situações de guerra. O grupo foi para a estrutura após uma explosão atingir a cidade.

“Tiroteio, barulho de bomba. A noite clareou, ficou de dia. Achei que eu fosse morrer. Meu coração está pulando a mil. Eu estou desesperado com o que aconteceu agora. Veio um clarão que clareou a cidade inteira. A gente não sabe o que está acontecendo relatou.

Após a explosão, David e um grupo de pessoas seguiram para o bunker. “A gente está na frente de um bunker, as pessoas aguardando. Crianças, a família toda, gente com mala. A galera toda aqui embaixo, em choque”, afirmou, antes de entrar no espaço.

“A explosão foi bem aqui do lado, um avião abatido e tiros”, disse. Depois, o brasileiro entrou no local e, ao lado de outras pessoas, construiu camas improvisadas com caixotes de madeira e caixas de papelão.

“Nosso jeitinho brasileiro, pegamos umas caixas e fizemos umas ‘mini camas’ aqui. Travesseiros, cobertor, malas. Bastante gente. O pessoal deitado em palets, o que for. Crianças, nenéns, não está fácil. Mas a gente está se dando bem, pelo menos estamos seguros. A gente está tipo em um porão, sabe? Famílias e famílias sentadas do jeito que dá. Forças para nós”, afirma.

Durante a madrugada, David e parte do grupo saíram do bunker para comprar alimentos. O engenheiro relatou medo ao precisar deixar a estrutura devido às novas explosões que ocorreram na região durante a noite.

“A gente estava na espreita, então não dormimos. Às 4h20 caiu uma bomba aqui, em torno de uns 3 quilômetros da gente. Fez um belo estrago, um belo barulho. A noite ficou dia, de tanto clarão que deu. A gente conseguiu subir. Tiveram uns ataques na parte da manhã, a gente estava no bunker, só na espera. Conseguimos subir para pegar mantimentos para comer agora na manhã. E vamos voltar para lá porque hoje o dia vai ser pesado. As estradas estão lotadas e a gente está evitando ao máximo andar na rua”, relatou.

Início dos conflitos

David começou a compartilhar registros dos momentos de tensão nas redes sociais na quinta-feira (24/2), data do primeiro ataque russo à Ucrânia.

“Hoje, pela manhã, tocou a sirene avisando que a Rússia entrou e que estaremos em estado de guerra. Você não pode sair de casa, o espaço aéreo está fechado e as ruas estão lotadas, sentido Polônia está lotando. Não tem mais como sair. Impossível sair pelas ruas, porque acabou a gasolina, muitos carros parados. O que resta a nós é nos proteger”, disse.

*Com informações do site Metrópoles 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.