O Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde (IHME, na sigla em inglês), da Universidade de Washington, projeta que o Brasil registrará 95.794 mil mortes por covid-19 no mês de abril, conforme a matéria do UOL.
O instituto prevê que o País chegará a 421.353 mortes no dia 30 de abril. No pior dos cenários, pode chegar a 422.074 mortes. No melhor dos cenários, chegará a 418.950 mortes.
No dia 1º de abril, o total de vítimas da pandemia era de 325.559, de acordo com o consórcio de veículos de imprensa, com base nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.
O cálculo dos três diferentes cenários leva em conta a mobilidade de pessoas não vacinadas (levando em conta o padrão apresentado em 2020), a mobilidade de pessoas vacinadas, a propagação de variantes britânica, sul-africana e brasileira e o uso correto de máscaras.
Na última semana, ainda de acordo com o consórcio de veículos de imprensa, 3.119 pessoas morreram em média no Brasil em decorrência do novo coronavírus. É a primeira vez, em toda a pandemia, que o índice supera o marco de 3 mil óbitos.