*Lucas dos Santos, da Redação Dia a Dia Notícia
Os senadores amazonenses Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD) criticaram o indulto dado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por ameaça a ministros e atos antidemocráticos.
Nas redes sociais, Omar Aziz afirmou que Bolsonaro “deu mais uma demonstração de total falta de respeito à democracia e ao Estado Democrático de Direito”.
“Ao conceder indulto a Daniel Silveira, mostra que seus asseclas podem cometer crimes, ofensas e desrespeitos em série, contra qualquer um, que serão acolhidos sob a sombra obscura de sua proteção”, escreveu o senador.
Omar também afirmou que o Brasil precisa, mais do que nunca, se unir para “manter a democracia e o espírito da nação”.
Ministros do STF avaliam suspender perdão de Bolsonaro a Daniel Silveira
Bolsonaro concede indulto a Daniel Silveira, deputado aliado do presidente
Por 10 votos a 1, STF condena deputado Daniel Silveira a 8 anos 9 meses de prisão
Após condenação de Daniel Silveira, presidente da Câmara recorre para decidir sobre cassação de deputados
Também em suas redes, Eduardo Braga chamou o indulto de “inadmissível”. Invocando o nome de Tiradentes, figura símbolo da República e da democracia, Braga criticou o ato de Bolsonaro, o qual ele diz que “desrespeita a Constituição Federal, o Estado Democrático de Direito e uma decisão do colegiado do Supremo Tribunal Federal”. O senador defendeu que o Congresso Nacional não se cale diante da decisão do presidente, que ele classificou como “ilegal”.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Senador Eduardo Braga (@eduardobraga_am)