*Da Redação Dia a Dia Notícia
A interação de dois botos com uma sucuri em um rio da Bolívia foi registrada pelo pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Omar Machado Entiauspe Neto (24), juntamente com dois outros pesquisadores. As imagens são de um estudo publicado pela revista científica “Ecology” dos Estados Unidos.
O registro foi feito em agosto de 2021, no rio Tijamuchin, na região de Beni, próximo ao estado de Rondônia. As interações entre botos e sucuris são consideradas difíceis de se observar.
Na análise, os pesquisadores afirmam que possivelmente a cobra estava morta quando foi fotografada e que não serviria de alimento para os golfinhos.
Os cientistas acreditam, que os botos estavam brincando com o animal, como um item lúdico, possivelmente de ensino. O estudo aponta que futuras observações, análises da dieta dos golfinhos e armadilhas fotográficas podem ajudar a compreender o comportamento registrado no rio.
O resultado do estudo foi noticiado pelo jornal americano The New York Times nesta semana. Omar Machado, realizou pesquisas na Bolívia, analisando serpentes conservadas em coleções no país vizinho.
*Com informações do Portal G1