*Victor Cavalier – Da Redação do Dia a Dia Notícia
O deputado federal Bosco Saraiva (Solidariedade) afirmou em entrevista ao Dia a Dia Notícia, que as especulações para assumir o comando da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) são naturais, uma vez que, o Solidariedade fez aliança com presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022. Ele destacou que seus planos é fazer de 2023 “um ano sabático”. No entanto, ele ressaltou: “se eu for convidado, vou pensar “.
Bosco foi eleito para a Câmara dos Deputados, em Brasília, nas eleições de 2018. Nas eleições deste ano, ele disputou uma vaga Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), mas não conseguiu se eleger.
Nos bastidores da política, o nome do político foi especulado para assumir a Suframa por ele ser membro da Comissão da Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados, e também fazer parte dos aliados do presidente eleito. Em maio deste ano, o Solidariedade oficializou o apoio à pré-candidatura de Lula da Silva (PT) à Presidência da República nas eleições, em evento em São Paulo.
“Considero natural a especulação em torno do meu nome para assumir cargo federal, principalmente, pelo fato de meu partido Solidariedade ter sido aliado do presidente Lula desde o primeiro turno das últimas eleições presidenciais”, informou Saraiva
Em entrevista, ele ainda informou que planeja fazer um ano sabático em 2023, que é um período de descanso e interrupção nos trabalhos para investir seu tempo de maneira pessoal. O termo sabático vem do hebraico e significa “libertação”.
“Meu projeto pessoal é fazer em 2023 meu ano sabático”, disse o deputado.
Porém, ele deixou em aberto a possibilidade de assumir o cargo caso seja convidado pelo próximo gestor do Governo Federal, o que não foi realizado ainda de maneira oficial.
“Se eu for convidado, vou pensar. Mas não asseguro mudar meu projeto pessoal”, concluiu o parlamentar.
Aliados de Lula
Anteriormente, o senador reeleito Omar Aziz (PSD), líder da bancada do Amazonas no Congresso Nacional, confirmou no dia 9 de novembro que aceitou o convite do presidente eleito do Partido dos Trabalhadores, para fazer parte da equipe de transição de governo. O deputado federal Marcelo Ramos (PSD) também integrará a equipe.
“Me sinto honrado pela oportunidade de compor o Grupo Técnico de Segurança Pública da equipe de transição do Governo Lula. É o Amazonas sendo representado em um contexto nacional, com nossas demandas colocadas diretamente no plano de governo da próxima gestão e em prol de todo o Brasil”, afirmou Omar.
Atuação na crise do IPI
No ano de 2021, durante a crise do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Bosco Saraiva teve colaborações nos debates. O Solidariedade ingressou com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) por meio de Saraiva para derrubar os decretos de redução de IPI, editados por Jair Bolsonaro (PL) e articulados por Paulo Guedes, ministro da Economia, que reduziriam os impostos não somente no Amazonas, como em todo o Brasil.
Sobre Bosco Saraiva
Saraiva Foi eleito pela primeira vez vereador de Manaus em 1992 no cargo exercido até o ano de 2004, por três mandatos consecutivos. Ele presidiu a Câmara de Vereadores por duas vezes, sendo também vice-prefeito de Manaus durante o biênio 1995-1996.
Em 2004, concorreu ao cargo de vice-prefeito na chapa de Amazonino Mendes. No ano de 2006, disputou o cargo de deputado estadual, alcançando a suplência, e em 2009, após a decretação da perda do mandato do deputado estadual Edílson Gurgel (PRTB), assumiu a vaga de parlamentar. No ano de 2012, foi eleito, novamente, vereador da cidade de Manaus, e conduzido pela terceira vez à presidência da Câmara Municipal de Manaus. Em 2014, se elegeu deputado estadual e passou a presidir a Comissão de Cultura. Atualmente está em seu primeiro mandato como deputado federal.