Search
booked.net
Search
Close this search box.

Bolsonaro transforma Marcha para Jesus em palanque político e repete promessas quebradas ao Amazonas

Buscando marcar território no eleitorado evangélico a cinco meses da eleição, o presidente transforma festa religiosa em campanha política
Bolsonaro e seus principais aliados no Amazonas, Alfredo Menezes e Alberto Neto. Foto: Reprodução/Instagram
*Lucas dos Santos, da Redação Dia a Dia Notícia

O presidente Jair Bolsonaro (PL) fez a tradicional Marcha para Jesus virar um enorme palanque político em pleno ano eleitoral neste sábado (28/05). A prática não é nova, pois o chefe do executivo federal já fez isso em outras duas marchas ocorridas em Curitiba e Goiânia. Na que ocorreu na cidade de Manaus, Bolsonaro repetiu antigas promessas de que a Zona Franca de Manaus não seria afetada pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), deixando claro a motivação política de sua vinda ao evento.

Na concentração final da Marcha pra Jesus, no Sambódromo de Manaus, o presidente declarou que a Zona Franca de Manaus “jamais será atingida por esse governo”. O presidente voltou a exaltar a ditadura militar pelo fato do Polo Industrial ter sido tirado do papel entre os governos de Humberto Castelo Branco (Arena) e Arthur da Costa Silva (Arena), os primeiros líderes do regime de exceção iniciado em 1964.

“Assim como lá atrás a Zona Franca nasceu com o general Castelo Branco para Costa e Silva, essa área será preservada. A Zona Franca jamais será atingida por esse Governo. Esse governo reduz impostos em todo o Brasil, e a redução de impostos é benéfica para todo o país. Ninguém perderá nada aqui reduzindo impostos, como por exemplo o IPI”, afirmou o presidente.

Bolsonaro afirmou que a região tem enorme potencial, destacando o potássio de Autazes que pode ser usado para produzir fertilizantes. O presidente é aliado do grande agronegócio que domina o Centro-Oeste do país. Quando falou dos povos indígenas, o presidente teve uma fala controversa ao afirmar que está os unido a “nós, homens de outras origens”. O chefe do executivo encerrou sua fala com o slogan “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, usado na campanha de 2018 e determinando o caráter político do evento.

Aliados do presidente e candidatos no pleito de outubro, os deputados federais Delegado Pablo (União) e Capitão Alberto Neto (PL), os deputados estaduais Fausto Jr. (União) e Delegado Péricles (União), e o pré-candidato ao Senado, Coronel Menezes (PL) estiveram no palco ao lado de Bolsonaro.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.