O presidente Jair Bolsonaro receberá nesta terça-feira (10/8) um desfile de blindados e tanques de guerra na Esplanada dos Ministérios. A demonstração ocorre no mesmo dia em que o projeto de voto impresso deverá ser analisado pela Câmara e é vista como uma demonstração de força.
Os veículos estacionarão em frente ao Palácio do Planalto, onde Bolsonaro e o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, receberão convites para comparecer à Demonstração Operativa, que ocorrerá no dia 16 de agosto, no Campo de Instrução de Formosa. Apesar de ocorrer anualmente, será a primeira vez que anunciam que os tanques passarão pelo centro de Brasília.
Segundo a Marinha, pela manhã, o comboio com veículos blindados, armamentos e outros meios da Força de Fuzileiros da Esquadra, que partiu do Rio de Janeiro, passará por Brasília a caminho do Campo. A corporação destaca que a Operação Formosa tem o objetivo de assegurar o preparo do Corpo de Fuzileiros Navais como força estratégica, de pronto emprego e de caráter anfíbio e expedicionário, conforme previsto na Estratégia Nacional de Defesa.
À revista Veja, integrantes do Exército afirmaram que consideram o desfile como “totalmente inusitado” e que o convite poderia ser enviado ao presidente por e-mail.
*Com informações de Correio Braziliense