*Luan Martins – da Redação do Dia a Dia Notícia
Apoiadores de Jair Bolsonaro se reuniram, na manhã desta sexta-feira (23), para aguardar a chegada do presidente no Centro de Convenções Vasco Vasques, na avenida Constantino Nery. Vestidos com a camisa e bandeira do Brasil, o grupo se aglomerou atrás de uma grade e alguns foram registrados sem máscara, um dos itens de proteção essencial para evitar a proliferação da covid-19.
No local, o presidente cumprimentou os apoiadores e por alguns segundos se juntou à aglomeração. Bolsonaro chegou a ser seguido pelos manifestantes a favor do governo até a entrada do prédio. Do lado de fora, apoiadores permaneceram com cartazes em ato favorável ao presidente.
O presidente Jair Bolsonaro chegou a Manaus acompanhado do governador Wilson Lima, o ministro do Turismo, Gilson Machado, o ministro da Cidadania, João Roma e o presidente da Caixa Econômica, Pedro Duarte Guimarães. A comitiva seguiu para o Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, onde o presidente inaugurou a segunda parte do Centro, o pavilhão de feira e exposições e recebeu o Título de Cidadão Amazonense.
Protesto
Grupos de apoiadores e contrários do presidente Jair Bolsonaro se reuniram em frente à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE) na Avenida Mário Ypiranga, e ao lado do Sambódromo, na Avenida Pedro Teixeira, zona centro-oeste de Manaus.
Os manifestantes que faziam protesto contra o presidente espalharam um líquido vermelho, juntamente com cruzes, em repúdio às mortes perdidas durante a pandemia.
Os manifestantes a favor e contra o presidente trocaram xingamentos, durante todo o evento. A polícia militar separou os grupos antes que agressões começassem.
Recuperação do turismo
Na cerimônia de inauguração do pavilhão de feiras e exposições do Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, localizado na Av. Constantino Nery, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus, o presidente da Caixa Econômica entregou juntamente ao ministro do Turismo um cheque no valor de 1 bilhão e 200 mil reais, que serão destinados ao Banco da Amazônia para recuperação do turismo no Estado. Pedro Duarte também falou sobre a abertura de novas agências da Caixa Econômica em Eirunepé, Barreirinha e Ipixuna e sobre o manejo de crédito para microempreendedores locais.
O Governo Federal também entregou mais de 90 mil cestas básicas ao Amazonas pelo programa Brasil Fraterno.
Bolsonaro recebe o Título de Cidadão Amazonense
Após a inauguração do pavilhão de feira e exposições, o presidente Jair Bolsonaro recebeu o Título de Cidadão Amazonense, proposto pelo deputado Delegado Péricles na última terça-feira (20).
“É uma satisfação estar aqui, no coração do Brasil recebendo esta medalha que é de iniciativa do deputado Delegado Péricles, é muito bem-vindo. Estou muito orgulhoso. Até pelo momento que está o Brasil e pelo momento que passou o nosso estado. Uma situação que ninguém esperava que fosse acontecer. Esse título é um reconhecimento da grande maioria da Assembleia Legislativa, da parceria que tem o governo federal como estado do Amazonas e com a cidade de Manaus, a qual nós devemos lealdade absoluta”, disse o presidente.