Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (17/3) pelo jornal Folha de S.Paulo mostra que a rejeição ao trabalho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na gestão da pandemia da Covid-19 disparou ao maior nível desde que a crise sanitária começou, há um ano.
Segundo o Datafolha, 54% dos brasileiros avaliam a atuação do chefe do Executivo como ruim ou péssima. Na pesquisa passada, realizada em 20 e 21 de janeiro, 48% reprovavam o trabalho de Bolsonaro na pandemia.
O levantamento foi realizado entre os dias 15 e 16 de março, na semana em que foi apresentado o quarto ministro da Saúde do governo Bolsonaro. O médico Marcelo Queiroga vai substituir o general Eduardo Pazuello.
O índice daqueles que acham a gestão da crise ótima ou boa passou de 26% para 22%, enquanto quem a vê como regular foi de 25% para 24%. 1% não opinou.
Entre os entrevistados, 43% consideram o presidente o principal culpado pela fase crítica da pandemia que já vitimou mais de 280 mil no país e que causou um colapso nacional do sistema de saúde, devido ao pico de infecções.
A pesquisa também mostrou que cresceu a reprovação ao governo de Jair Bolsonaro. De acordo com o levantamento, 44% dos entrevistados classificaram o governo como ruim ou péssimo — eram 40% na pesquisa anterior, realizada entre 20 e 21 de janeiro.
Os que consideravam o governo ótimo ou bom eram 31% e agora são 30% e os que julgavam regular eram 26% e agora são 24%, segundo o instituto.
*Com informações do Metrópoles