*Da Redação Dia a Dia Notícia
O gol que garantiu a vaga do Japão nas oitavas de final e decretou a eliminação da Alemanha na fase de grupos da Copa do Mundo do Qatar segue causando polêmicas sobre a bola ter saído ou não de campo. A Fifa se pronunciou nesta sexta-feira (2) sobre o lance, que no momento do jogo foi checado por cerca de cinco minutos e validado pelo VAR.
Nas redes sociais, a Fifa publicou dois vídeos para explicar a tecnologia aplicada. De acordo com a entidade, os árbitros usaram imagens da câmera da linha do gol para confirmar se a bola estava parcialmente na linha ou não.
“O segundo gol do Japão na vitória por 2 a 1 sobre a Espanha foi verificado pelo VAR para determinar se a bola havia saído do jogo. Os árbitros da partida de vídeo usaram as imagens da câmera da linha do gol para verificar se a bola ainda estava parcialmente na linha ou não”, afirmou a entidade.
Japan’s second goal in their 2-1 win over Spain was checked by VAR to determine if the ball had gone out of play.
The video match officials used the goal line camera images to check if the ball was still partially on the line or not. pic.twitter.com/RhN8meei6Q
— FIFA.com (@FIFAcom) December 2, 2022
Com o gol, o Japão teve a vitória confirmada sobre a Espanha por 2 a 1 e avançou em primeiro lugar pelo Grupo E. Os espanhóis também se classificaram, mas na segunda colocação desclassificando assim Alemanha e Costa Rica.
Na próxima segunda-feira (5), os japoneses enfrentam a Croácia às 12h (horário de Brasília) e a Espanha encara o Marrocos na terça-feira (6) no mesmo horário.