*Victória Louzada – Dia a Dia Notícia
Em seu primeiro ato no Festival Folclórico de Parintins, que acontece nesta sexta-feira (30), o Boi Caprichoso traz a temática ‘Ancestralidade: A Semente das Nossas Lutas’, cultuando o saber ancestral dos povos amazônicos.
O Boi Caprichoso mergulha nas suas raízes ancestrais e se afirma como síntese das lutas, alegrias e esperanças do povo da Francesa, do Palmares, do Esconde, Cordovil e do Aninga, do aqui e do acolá.
“Redutos de pescadores, pedreiros, feirantes e pequenos agricultores, mas também de população que traz na sua ancestralidade o poder de luta dos Parintintin, Paraviana, Patuarana, Andirá, Munduruku e Sateré, os antigos habitantes da velha ilha, além dos tantos povos que aqui chegaram como judeus, árabes, japoneses, e mais tantos outros oriundos de processos de violência e colonização”, detalhou a equipe do Boi nas redes sociais.
A herança celebrada também está ligada à contribuição dos nordestinos formando bairros da ilha, comunidades, aldeias, mocambos e quilombos ao redor de Parintins, que contribuíram para a construção da identidade amazônica.