*Da Redação Dia a Dia Notícia
Festejados no mês de julho, o Boi-Bumbá do Amazonas e Bumba Meu Boi do Maranhão são manifestações culturais marcadas por uma combinação de danças, personagens, músicas e cores vibrantes. As festividades viraram assunto nos últimos dias devido à participação de Isabelle Nogueira, cunhã-poranga do bumbá Garantido, no BBB24 e uma série de gafes de emissoras que confundiram as festas.
Próximo pelas origens e pela figura central do boi, o Complexo Cultural do Boi-Bumbá do Médio Amazonas em Parintins e do Bumba Meu Boi do Maranhão, no entanto, possuem diversas diferenças.
As manifestações culturais tem como enredo a história sobre um escravo que matou o boi de seu senhor para satisfazer o desejo de sua esposa grávida que queria comer a língua do animal. Depois, a manifestação conta a história da morte e ressureição do Boi.
As principais diferenças são a forma de dançar, indumentárias, instrumentos que compõem o evento, os tipos de canções entoadas e até a relação das pessoas com o seus grupos preferidos.
Diferenças
O Bumba Meu Boi possui mais de 100 grupos de boi sendo todos diferentes entre si, existindo algumas sub-divisões chamadas de sotaques. O que os diferencia são os ritmos musicais, os instrumentos e as vestimentas.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Centro Cultural Vale Maranhão – CCVM (@centroculturalvalemaranhao)
A manifestação cultural é considerada patrimônio cultural imaterial da humanidade e tem como principais sotaques a baixada, matraca, zabumba, costa de mão e orquestra.
Já o Boi-Bumbá acontece em Parintins, no Amazonas, onde há uma disputa entre os bois Caprichoso e Garantido, que se dividem entre o azul e vermelho, e colorem o Bumbódromo.
Diferente dos sotaques maranhenses, o boi-bumbá conta com a marujada e batucada. Desde 2018, é considerado Patrimônio Cultural do Brasil. O festival tem três dias de duração.