O perfil oficial da Nickelodeon, estúdio de desenhos e programas infantis, revelou que Bob Esponja é um personagem LGBT. O anúncio foi feito neste sábado, para comemorar o mês de orgulho da comunidade gay.
No Twitter, junto de Bob Esponja, outros dois conhecidos do público foram mostrados: Korra, de “Avatar: A Lenda de Aang”, que já teve a bissexualidade comentada na própria animação, e Schwoz Schwartz de “Henry Danger”, um homem trans na vida real.
Celebrating #Pride with the LGBTQ+ community and their allies this month and every month 🌈
(🎨: by @ramzymasri) pic.twitter.com/pENmTaQB0h— Nickelodeon (@Nickelodeon) June 13, 2020
As imagens do tweet são creditadas a uma internauta, e traz os personagens de desenho com as cores da bandeira LGBT.
O debate em torno da sexualidade da esponja marinha acontece desde o início da animação. Stephen Hillenburg, criador de “Bob Esponja Calça Quadrada”, chegou a dizer que o personagem era assexuado.
“Nós nunca tivemos intenção de que eles [Bob Esponja e Patrick] fossem gays. Eu considero eles como sendo quase assexuados. Nós estamos apenas tentando ser divertidos”, disse ele em 2005 à revista People.
Até mesmo Damares Alves, ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, comentou sobre o desenho em uma palestra em 2019. “Todo mundo pensa que é um desenho infantil, mas olha as imagens do Bob Esponja namorando o coleguinha Patrick”, disse a ministra, enquanto exibia a imagem de Bob usando um tule de balé ao lado de Patrick.