O bilionário Richard Branson, fundador da empresa de turismo espacial Virgin Galatic, decolou na manhã deste domingo (11) do Novo México, nos Estados Unidos, a bordo do foguete VSS Unity. A Virgin Galactic pretende iniciar viagens para turistas em 2022.
Branson, um dos seis tripulantes da Virgin Galactic Holding presentes no voo, elogiou a missão como pioneira nesta nova era do turismo espacial, com a empresa que ele fundou se dizendo pronta para iniciar as operações comerciais no ano que vem.
A viagem contou com dois pilotos e quatro “especialistas da missão”, sendo Branson entre eles. O breve voo suborbital terminou e começou em uma pista do Spaceport America – o primeiro espaçoporto projetado para fins comerciais, construído em 2011, também pelo empresário.
Para o lançamento, um avião decolou de uma pista e depois soltou, na altitude, a nave espacial que estava acoplada. Ao chegar no espaço, a nave ligou seus motores e depois desceu planando. Todo o percurso durou menos de 20 minutos.
Este é o primeiro teste de voo da Virgin Galactic com uma tripulação completa. Com a aventura, Branson conseguirá agora avaliar com este voo teste qual será a experiência de seus futuros clientes. Até o momento, cerca de 600 pessoas compraram ingressos, que variam de US$ 200 mil a US$ 250 mil.