Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, anunciou ontem (11/03), após um ano do início da pandemia no país, que a previsão da imunização de todos os adultos que residem nos EUA, possam receber a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 a partir de primeiro de maio.
O líder dos EUA também divulgou novas medidas para acelerar a vacinação, como o aumento da quantidade de postos de imunização e a ampliação de profissionais aptos a aplicar as doses. Mais de quatro mil soldados da ativa serão enviados para apoiar os esforços de vacinação e estudantes de medicina, veterinários e dentistas, além de médicos e enfermeiros aposentados também receberão permissão para aplicar as injeções. A intenção é manter o ritmo atual, de duas milhões de doses empregadas diariamente.
“Quando cheguei ao cargo, vocês devem se lembrar que estabeleci uma meta, e muitos de vocês disseram que era um exagero. Eu disse que pretendia aplicar 100 milhões de vacinas nos meus primeiros 100 dias. Hoje à noite, posso dizer que não vamos apenas cumprir essa meta: vamos vencer essa meta. Na verdade, estamos no caminho certo para atingir 100 milhões de doses no meu 60º dia de mandato”, disse o presidente.
Com a colaboração da população e a rapidez na vacinação de professores e funcionários da rede de educação, incluindo os motoristas de ônibus escolares, Biden pretende reabrir todos os colégios do país com segurança dentro dos próximos 50 dias.
Os Estados Unidos são o país líder em casos de Covid-19 no mundo, com 29.212.092 infecções e também com mais mortes: 530.606, segundo o boletim da Universidade Johns Hopkins divulgado ontem (11).
*Com informações do Metro 1.